postado em 30/10/2014 08:07
;Mundo mundo vasto mundo/ se eu me chamasse Raimundo/ seria uma rima, não seria uma solução./ Mundo mundo vasto mundo, / mais vasto é meu coração;, diz o poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) no célebre Poema das sete faces. O poeta, nascido na cidade mineira de Itabira, sabia bem a vastidão de mundo que havia dentro de si, traduzida em poesia. Sexta-feira (31/10), ele faria 112 anos e, por todo o país, haverá programação especial em homenagem ao poeta. Em Brasília, o Dia D ; como é conhecida a data de celebração dedicada a Drummond ; será de festa da poesia autoral que circulará pelo céu da cidade em 180 balões.O evento Declame para Drummond, realizado em todo o Brasil ; e por brasileiros espalhados em outros países ;, é marcado, sobretudo, pela intervenção poética. Na capital, a responsável por promover a homenagem é a poetisa Marina Mara, em parceria com a livraria Sebinho. Além de poesias de Drummond, os versos autorais são bem-vindos, segundo Marina. ;O importante é deixar poesia no meio do caminho;, diz, fazendo referência a um dos mais famosos poemas de Drummond.
Mas, diferentemente da pedra que o poeta não viu por causa das retinas fatigadas, Marina explica que o objetivo é fazer a poesia circular, por cartões-postais impressos, virtuais, em redes sociais, em saraus nas praças, casas de poetas, escolas, parques e para onde mais a poesia puder levar àqueles que a apreciam. ;Cada cidade faz a comemoração de um jeito. Tem vários locais confirmados, e a nossa celebração, neste ano, ocorrerá com a programação do Sebinho. Só de Brasília são 50 poetas. Vamos amarrar os poemas em balões de gás branco e soltaremos poesia pelo vasto mundo, para ganhar o céu de Brasília.; A ideia dos balões é inspirada nos saraus da Cooperifa realizados, em São Paulo, pelo promotor cultural e poeta Sergio Vaz. ;Achei linda a soltura de balões com poesias lidas no sarau, à noite ,e perguntei se podia fazer igual (risos).;
[SAIBAMAIS]Marina conta que o Declame para Drummond surgiu como espaço para novos e pouco conhecidos escritores brasileiros. ;Tem muita gente que escreve, mas não tem como chegar aos leitores. O evento pode ajudar a mostrar o trabalho dessas pessoas.; A primeira edição do evento ocorreu em 2010, no Rio de Janeiro. ;Morei lá durante dois anos, perto de onde fica a estátua de Drummond. Costumava caminhar no calçadão e dar bom dia. Esse contato diário me deu a ideia de fazer o evento;, conta.
SERVIÇO
Dia D
31 de outubro, de 9h às 22h. Sebinho ; SHCN CL Quadra 406, Bloco C, Loja 48 ; Térreo ; Asa Norte
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .