postado em 19/11/2013 08:40
Quando atuou como apresentador do Globo de Ouro há dois anos, o comediante Rick Gervais disse algumas verdades indigestas no palco da premiação que antecede o Oscar, considerando se tratar de um dia de festa do cinema. Algumas das frases ditas por Gervais valem como reflexão até hoje. Ao anunciar a categoria de melhor filme em língua estrangeira, Gervais argumentou que essa é uma categoria ;para qual os americanos não dão muita bola. Não se preocupem, vai passar rápido;. Há uma dose de verdade nessa afirmação. Por outro lado, para os filmes que têm chance de entrar na premiação, a importância da indicação pode ser enorme. Este ano, as pré-indicações apontam uma nova geopolítica de produção cinematográfica. O número de inscritos para concorrer a uma vaga ao Oscar de melhor filme em língua estrangeira bateu o recorde de todos os tempos. Setenta e seis países indicaram representantes para ocupar a vaga. Entre eles, está o Brasil, que escolheu o pernambucano O som ao redor, de Kleber Mendonça Filho.
[SAIBAMAIS]Por enquanto, todo e qualquer palpite é temerário, as chances são subjetivas e sem nenhuma comprovação. E assim será até a revelação dos selecionados que finalmente ocuparão as cinco vagas, com anúncio marcado para 16 de janeiro de 2014. Estamos em novembro e a disputa entre os pré-candidatos começa a se intensificar com o início das campanhas de promoção dos filmes e quando passam a pipocar ;listinhas de favoritos; preparadas pelas publicações especializadas. Desta vez, a publicidade não serve para angariar espectadores, e sim, direcionar a preferência dos votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
Um dos pontos importantes em relação ao candidato brasileiro, distribuído por lá pela The Cinema Guild, é o número de críticas positivas acumuladas pelo longa no Brasil e no resto do mundo. O filme recebeu resenhas elogiosas em grandes veículos de comunicação norte-americanos como o jornal The New York Times, a revista Variety e o Hollywood Reporter. Não por acaso, a campanha de promoção d; O som foi iniciada com anúncios impressos nas páginas dos dois últimos veículos. ;A fortuna crítica do filme é muito forte e estamos jogando com as melhores peças que nós temos. É como se o filme tivesse sido documentado pela crítica;, acredita o diretor Kleber Mendonça Filho.
A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique .