Ciência e Saúde

Lago propício a micróbios já existiu em Marte, afirma pesquisa da Nasa

Os cientistas acreditam que as formações tinham origem na borda da cratera, de onde a água seguia pela depressão até formar um sistema de rios, córregos e lagos

Roberta Machado
postado em 10/12/2013 08:27
Novos dados colhidos pelo rover Curiosity e divulgados ontem pela agência espacial americana, Nasa, revelam que um lago capaz de abrigar vida já existiu no Planeta Vermelho. A formação d;água estava localizada na Cratera Gale há milhões de anos, reunindo as condições ideais para o surgimento de um tipo de micróbio conhecido como quimiolitoautotrófico, a mesma variedade que se acredita ter iniciado a vida na Terra. Esses seres têm a habilidade de se alimentar de rochas e minerais e são normalmente encontrados em cavernas.

O possível hábitat desses microorganismos foi localizado em um ponto chamado pelos pesquisadores de Enseada Yellowknife. Durante sua jornada pelo solo marciano, Curiosity encontrou pedras granuladas com uma textura típica daquelas encontradas no fundo de porções de água. ;É uma possibilidade de que o lago fosse diretamente conectado ao sistema de rios que depositaram as rochas que nós descrevemos em junho;, especula Joel Hurowitz, pesquisador da Universidade Stony Brook, referindo-se a um conjunto de seixos encontrados na Cratera Gale há seis meses.

Os cientistas acreditam que as formações tinham origem na borda da cratera, de onde a água seguia pela depressão até formar um sistema de rios, córregos e lagos. A depressão teria abrigado água de PH neutro, baixa salinidade e alguns elementos biológicos básicos, como carbono, hidrogênio, enxofre, nitrogênio, fósforo e oxigênio ; a receita certa para o surgimento de microorganismos procarióticos.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação