Primeiros pássaros tinham asas extras nas pernas herdadas dos dinossauros

Pesquisadores do Museu da Natureza Shandong Tianyu, na China, e da Academia Chinesa de Ciências, estudou 11 espécimes preservados em Liaoning, província no nordeste do país asiático

Roberta Machado
postado em 15/03/2013 10:00
Ilustração mostra a aparência de um pássaro do gênero Sapeornis: as asas inferiores teriam desaparecido ao longo do processo evolutivo
Há 10 anos, a descoberta de um estranho fóssil forneceu uma nova peça ao quebra-cabeça que liga a evolução de dinossauros e aves. Os restos do Microraptor gui, um minúsculo dinossauro que lembrava um corvo, pareciam ser o elo perdido entre os répteis e os seres voadores, uma confusa quimera que levantou mais dúvidas do que esclarecimentos. O fóssil tinha longas penas nas pernas, sugerindo que o dinossauro usava essa estrutura traseira para voar. Muitos encararam o bicho como uma anomalia, mas uma pesquisa publicada na revista Science desta semana surpreende ao sugerir que o padrão se repetiu em várias espécies de pássaros. O estudo levanta a possibilidade de que as primeiras aves tinham quatro asas, e que o par secundário foi perdido ao longo do processo evolutivo.

[SAIBAMAIS]O grupo de pesquisadores do Museu da Natureza Shandong Tianyu, na China, e da Academia Chinesa de Ciências (ACC), estudou 11 espécimes preservados em Liaoning, uma província no nordeste do país asiático. ;Há três anos, quando visitei o Museu Natural de Shandong Tianyu, vendo alguns espécimes antigos de pássaros, notei um sapeornis preservando grandes penas de voo nos pés. Fiquei chocado. Então, começamos o projeto e checamos mais espécimes de diferentes pássaros ancestrais, e finalmente fizemos esse artigo científico;, conta Xu Xing, professor da ACC e um dos autores do artigo.