postado em 02/03/2017 18:42
Após longos seis meses de portas fechadas, a pediatria do Hospital Regional do Gama (HRG) retomou o atendimento à comunidade nesta quinta-feira (2/3). A unidade estava interditada desde setembro, por falta de pediatras, dentre outros problemas estruturais. Agora, de acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, 22 novos médicos foram contratados. Desses, dois efetivos cumprirão 40 horas semanais de trabalho, enquanto os outros 20, que foram contratados temporariamente, cumprirão a metade dessa jornada.
De acordo com a diretoria do HRG, em dias normais, cerca de 200 crianças procuram atendimento na unidade. Durante os meses em que o setor destinado à pediatria ficou fechado, as crianças eram transferidas para Hospital Regional de Taguatinga (HRT) ou ao Hospital Materno-infantil (Hmib), na Asa Sul. Os casos de menos gravidade, eram encaminhados a Unidades de Pronto Atendimento (UPA), do Gama, por exemplo.
[SAIBAMAIS] O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, esteve presente na reinauguração. "Vamos reabrir o chamamento temporário de pediatras para fortalecer o atendimento em outras regiões, como em Planaltina e em Santa Maria", avisou o chefe do Executivo local. "Dessa maneira, vamos transformar a cobertura da atenção primária por meio das estratégias do Saúde da Família;, considerou. "Nossa expectativa é atender entre 30 e 40 mil pacientes até o fim do ano", comentou durante a reabertura da pediatria o secretaria de Saúde do DF Humberto Fonseca.
Rositania dos Santos, 34 anos, é mãe de duas meninas. Marcela e Heloísa, de 8 e 2 anos, respectivamente, comemora a reabertura. "As meninas estavam sendo acompanhadas no Novo Gama (GO) e tínhamos muitas dificuldades para usar a unidade de lá", disse.
A área, fechada desde setembro, recebeu um investimento de R$ 139.247,60 para as revisões elétrica e hidráulica e na pintura da ala.
Com informações da Agência Brasília