Jacqueline Saraiva
postado em 05/06/2016 11:51
Imagens amadoras mostraram o momento em que os policiais militares, em dois helicópteros, tentavam acessar a parte superior do Torre Palace Hotel para invadir e desocupar o prédio. Dois invasores, usando um fogão e um botijão de gás, colocaram fogo no local e depois passaram a atirar pedras, telhas e tijolos contra as aeronaves. Os policiais reagiram com bombas de efeito moral e, após descerem das aeronaves, conseguiram imobilizar as duas pessoas. Veja o vídeo:[VIDEO1]
Após cinco dias tensos de negociação, a Polícia Militar invadiu o prédio, por volta das 6h deste domingo (5/6), e concluiu a desocupação do prédio abandonado. A ação durou pouco mais de meia hora. Os invasores resistiram e atearam fogo no alto do prédio, usando um fogão e um botijão de gás. Eles também atiraram restos de tijolos, telhas e pedras nos policiais, que reagiram com várias bombas de efeito moral. Um dos invasores, atingido por bala de borracha, foi levado para o hospital.
[VIDEO3]
[VIDEO2]
As quatros crianças foram as primeiras a serem retiradas. Saíram assustadas, no colo dos policiais, foram atendidas em seguida por equipes do Corpo de Bombeiros e encaminhadas para o Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB). Todas aparentavam bom estado de saúde. Um homem foi ferido com uma bala de borracha no rosto, mas sem gravidade. Ele foi levado pelos bombeiros para o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN).
No total, 16 pessoas estavam no prédio, entre elas quatro mulheres e quatro crianças, segundo a PM. Os adultos devem ser encaminhados ao Departamento de Polícia Especializada (DPE) da Polícia Civil, onde devem ser autuados por crimes como tentativa de homicídio, resistência e dano ao patrimônio.
[SAIBAMAIS]Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social que a operação foi finalizada com sucesso. Cerca de 200 homens do Batalhão de Choque (BPChoque) e do batalhão de Operações Especiais (Bope), auxiliados por dois helicópteros e pelo Corpo de Bombeiros participaram da ação. Os ocupantes se renderam às 7h07.
Com informações de Isa Stacciarini e Maria Eduarda Soares (Esp. para o CB)