postado em 02/12/2013 06:00
A morte de Lucas Nascimento Magalhães, 16 anos, arrastado por uma enxurrada há quatro dias, em Samambaia, serve de alerta. Somente em 2013, o Corpo de Bombeiros registrou 53 casos fatais de afogamento no Distrito Federal. Lucas e mais três amigos foram surpreendidos por uma tromba d; água enquanto brincavam em uma galeria de água pluvial, dentro do Parque Três Meninas.
Até o fechamento desta edição, os bombeiros procuravam por João Lucas dos Santos Mendonça, 14 anos. Os militares consideravam quase nulas as chances de encontrá-lo com vida. Caso a suspeita se confirme, é provável que o corpo do menino boie, o que facilitaria as buscas. Mas os 51 integrantes da operação sabem que a grande quantidade de pedras e galhos do Córrego Melchior pode prender o corpo de João Lucas no fundo.
As buscas têm exigido esforço redobrado dos militares. Eles mergulham em locais escuros e traiçoeiros. Os socorristas precisam ficar atentos a prováveis trombas d;água e tomar cuidado para não ficarem presos em plantas, galhos e pedras no fundo do rio. ;Outro grande problema é a extensão do córrego, pois ele deságua no Rio Descoberto. Somente hoje (ontem) percorremos mais de 12km;, afirmou o comandante da operação, major Luciano Guimarães.
A matéria completa está disponível, para assinantes. Para assinar, clique