A Rodoviária do Plano Piloto ganhou novas escadas rolantes nessa quinta-feira (18/10). Com o custo total de R$ 4,5 milhões, os 12 equipamentos antigos, que dão acesso ao piso superior do terminal e à estação de metrô, foram substituídos por outros mais modernos. As obras duraram quase quatro meses. Todos os dias, mais de 700 mil pessoas transitam pela Rodoviária.
De acordo com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, em março do próximo ano serão inaugurados os elevadores do terminal. Atualmente, apenas um - de um total de cinco - funciona. Ao todo, foram gastos R$ 5,5 milhões com a compra e a reforma dos equipamentos.
As novas escadas rolantes são blindadas e possuem sistema inteligente, pois identificam a quantidade de peso que estão carregando e diminuem o consumo de energia nos momentos de menor movimentação de pessoas. De acordo com Agnelo, o dispositivo pode gerar um redução dos gastos com a conta de luz do terminal. "Além disso, a manutenção vai ficar mais barata. Era difícil encontrar peças de reposição para as antigas", afirmou Agnelo, que andou pelas novas escadas rolantes durante a inauguração ontem.
[SAIBAMAIS]Durante a inauguração, o governador destacou obras e ações na área do Transporte Público que estão em andamento. Entre elas, a licitação para a compra de 3 mil novos ônibus.
Leia mais notícias em Cidades
À tarde, Agnelo Queiroz participou da 5; reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Distrito Federal. Durante o encontro, foram apresentados projetos em diversas áreas de interesse da população.