Cidades

Quase 424kg de cocaína foram apreendidos no DF nos primeiros meses do ano

postado em 15/07/2012 08:00
O tráfico de cocaína cresce em ritmo assustador no Distrito Federal, impulsionado também pelo avanço do crack, substância feita a partir da pasta-base da droga. De janeiro a maio deste ano, a média mensal de apreensões é 10 vezes maior que a média registrada em cada mês de 2011 ; o número saltou de 8,5kg para 84,7kg. No ano passado, as polícias Civil e Militar apreenderam 101,8kg do pó branco no DF. Somente nos cinco primeiros meses do ano, foram 423,5kg, o que elevou a participação da cocaína de 7,1% para 39,3% no total de entorpecentes recolhidos pela polícia.

Veja reportagem da TV Brasília

[VIDEO1]

[SAIBAMAIS]Com o aumento do tráfico e da repressão policial, o pó subiu de preço e os pontos de venda passaram a ser disputados entre as quadrilhas. Isso fez com que aumentasse o número de traficantes mortos na guerra da coca. Nos seis primeiros meses de 2012, o DF registrou 394 homicídios. Desse total, 236 ou 60%, eram de pessoas com passagem pela polícia ; pelo menos metade delas por tráfico de drogas (leia mais na página 24). Um dos fatores que mais contribui para o aumento do tráfico é o avanço do crack. Com cada quilo de cocaína, os criminosos conseguem fazer 5kg da pedra. Desde o início do ano, foram apreendidas 38 mil porções da droga.


A cocaína tem chegado à capital do país via Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek e por estradas vicinais que dão acesso ao Distrito Federal. Além da Polícia Civil, a Polícia Federal atua no combate ao tráfico. Somente no primeiro semestre deste ano, a PF apreendeu 180kg de cocaína, volume 63,8% superior aos 115kg recolhidos em todo o ano passado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação