Antonio Temóteo
postado em 08/07/2012 09:02
A forte demanda dos brasilienses por serviços e opções de lazer de qualidade tem atraído cada vez mais empresas para o Distrito Federal interessadas em abocanhar parte da maior renda per capita do Brasil. Apesar desse movimento migratório, os empreendedores locais também têm investido em modelos de negócio diferenciados a fim de expandir as marcas locais por meio de franquias ou licenciamentos. Especialistas dizem que, ao optar por uma das duas metodologias, o interessado tem mais segurança e subsídio para explorar uma atividade comercial, além de realizar o sonho de ser o próprio patrão.O advogado e especialista em direito empresarial Jackson Domenico explica que os dois modelos de negócio são bem distintos e oferecem um bom retorno financeiro para os interessados (veja quadro). No caso das franquias, Domenico detalha que o investidor cria um vínculo com a empresa detentora da marca e tem um acompanhamento para implantar, operacionalizar e gerenciar a firma.
Além disso, recebe a transferência de tecnologia, o treinamento de empregados e comercializa produtos com aceitação no mercado. Dados da Associação Brasileira de Franchising indicam que o segmento de franquias no Brasil cresceu 16,9% em 2011 e atingiu o faturamento de R$ 88,8 bilhões. Para 2012, a entidade acredita que o ritmo de crescimento fique em torno de 15%.