O piloto da Força Aérea Brasileira (FAB) envolvido no acidente do último domingo (1;/7) na Praça dos Três Poderes está temporariamente afastado das atividades aéreas e vai passar por uma avaliação operacional, segundo informações da Aeronáutica.
Os danos causados durante o sobrevoo de caças da FAB ocorreram quando uma das aeronaves atingiu a velocidade de 1,1 mil km/h, segundo a Aeronáutica. A velocidade não rompeu a barreira do som, mas a quantidade de massa de ar deslocada foi suficiente para romper as vidraças, explicou o órgão.
Ao todo, 65 vidros foram quebradas, o que equivale a 320 m;. As novas janelas serão do mesmo modelo das que quebraram. O Supremo Tribunal Federal (STF) não considerou necessário instalar blindex depois do episódio da troca da bandeira.
O valor do prejuízo calculado pelos técnicos do STF no acidente é de aproximadamente R$ 35 mil.
Os aviões faziam demonstrações com voos rasantes durante a troca da Bandeira Nacional e provocaram uma onda de choque nos vidros do STF, que fica ao lado do pavilhão na Praça dos Três Poderes.[SAIBAMAIS]
Os reparos devem começar na terça-feira (3/7) e serão realizados pela empresa que já presta serviço de manutenção para o STF. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em até 15 dias. A FAB irá arcar com as despesas.
Com informações da Agência Brasil.
Colaborou Ana Pompeu