Os foliões de Brasília já podem comemorar: o Governo do Distrito Federal divulgou a programação oficial do Carnaval 2012. Informações como datas, horários e duração das apresentações dos blocos e escolas de samba dos grupos especial e de acesso estão disponíveis no site da Secretaria de Cultura ().
Nos dias de folia, estão previstas atividades para todas as idades e públicos. Blocos tradicionais como Raparigueiros, Galinho de Brasília, Baratona, Baratinha (para as crianças) e Pacotão são algumas das atrações. O resgate do orgulho de ser brasiliense e de culturas esquecidas na cidade ; como as chamadas paradas populares ; está entre as metas do GDF com o Carnaval de 2012.
Ao todo, serão 19 atrações carnavalescas entre blocos de rua e escolas de samba. Além disso, serão contratadas bandas musicais que se apresentarão em diversas cidades do DF. O investimento em todo o evento é estimado em R$ 11,9 milhões.
Mapa da festa ; A festa terá início com o pré-carnaval no dia 11 de fevereiro. Entre 16h e 2h da manhã do dia 12, os blocos de rua da capital ocuparão a comercial das quadras 302/303 norte.
De 18 a 21 de fevereiro, os blocos vão garantir a animação do tradicional carnaval de rua brasiliense nas pistas do Eixão Sul, Asas Sul e Norte, Esplanada, Parque da Cidade, Taguatinga, Núcleo Bandeirante e Ceilândia.
Nesse mesmo período, o Gran Folia promete agitar os festejos na área central de Brasília. No espaço em frente ao antigo Touring Club, os foliões terão uma hora a mais de festa com a presença dos blocos das 16h às 3h da madrugada.
No Ceilambódromo, os desfiles das escolas de samba começam também no dia 18, ainda com os blocos de enredo. Nos dias 19 e 20 será a vez das escolas do grupo de acesso. As agremiações do grupo especial fecham os desfiles em Ceilândia no dia 21 de fevereiro.
O encerramento da maior festa popular do mundo em Brasília será no dia 3 de março, com a ressaca do Carnaval. Na data, todos os blocos se apresentarão das 17h às 3h da manhã do dia 4.
Organização ; Neste ano, a realização do Carnaval candango conta com a regulamentação da Lei 4.738, de 29 de dezembro de 2011. Com isso, os procedimentos de contratação e liberação de verbas seguem um ritmo organizado.
Confira neste a programação oficial do carnaval de Brasília