Cidades

Pesquisa do Procon revela variação de 271% no preço de material escolar

postado em 12/01/2012 08:17
A Papelaria ABC foi uma das que concordaram em participar da pesquisa realizada pelo Procon/DF
Enquanto as crianças se divertem durante as férias de janeiro, muitos pais precisam fazer contas para incluir os gastos do início do ano no orçamento da família. É época de renovar a mensalidade dos colégios com os temidos reajustes e também reservar recursos para o material escolar. Os responsáveis devem ficar atentos na hora de comprar os itens das listas indicadas pelas instituições de ensino. O Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon/DF) pesquisou os preços dos 49 produtos mais comuns e identificou variações nos valores de acordo com a marca e os locais de compra. O estudo foi realizado de 4 a 8 de janeiro em 18 papelarias de 10 cidades do DF.

No Plano Piloto, o Procon fez a pesquisa em cinco papelarias. Em um dos estabelecimentos comerciais visitados é possível comprar os 49 itens por R$ 72,09. A mesma lista, em outro local, chega a custar R$ 267,70, ou seja, uma variação de 271%. O preço de alguns produtos pode ter diferença de mais de 800%, como é o caso de uma caixa com 12 lápis de cor. Entre o produto mais barato e o mais caro, a variação é de 860,2%, de acordo com a marca e o local onde é vendido o produto. Um caderno com 96 folhas também tem grande diferença de preço. Em um dos locais pesquisados, o produto custa R$ 2,44 e, em outra papelaria, é 256,5% mais caro ; vendido a R$ 8,70.

Para evitar algumas surpresas na hora de comprar o material escolar dos filhos e não gastar mais do que o previsto, o vice-diretor do Procon/DF, Luiz Cláudio da Costa, recomenda que os responsáveis pesquisem o melhor local para fazer a compra. ;Fizemos esse trabalho para mostrar aos consumidores a importância de se pesquisar o preço antes de adquirir qualquer produto ou serviço;, afirmou. Ele lembrou que o início do ano, para muitas famílias, está cheio de despesas que oneram o orçamento familiar. ;Com a pesquisa antecipada, o consumidor pode compor a cesta de produto da maneira mais inteligente. Há muitas estratégias. Os pais podem montar a lista com os itens mais baratos de vários lugares ou se organizar em grupos para comprar em grande quantidade e pedir descontos na hora de pagar;, recomendou.

Clique para ampliar a tabela com os valores dos produtos pesquisados.

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