postado em 07/12/2011 13:18
A capital federal terá decoração de fim de ano a partir da semana que vem. Segundo anúncio feito pelo governo do Distrito Federal, o custo total da montagem será de R$ 1,5 milhão. O GDF alegou que a montagem da decoração atrasou por causa do serviço acumulado devido aos 20 dias de greve dos funcionários da Companhia Energética de Brasília (CEB). A iluminação decorativa poderá ser vista nos monumentos e superquadras do Plano Piloto e nas áreas centrais das demais Regiões Administrativas. Entre as novidades deste ano está a iluminação de novos monumentos, como a Torre Digital e os calçadões inaugurados neste ano nas Asas Norte e Sul. A Torre Digital ficará com a fachada iluminada com luz branca. Três refletores digitais projetarão outras cores sobre o monumento de forma alternada.
Na Esplanada, as fachadas dos prédios receberão lâmpadas coloridas, e os canteiros centrais, as já tradicionais microlâmpadas. Refletores com lâmpadas verdes iluminarão as copas das árvores em toda a via. As cúpulas do Congresso Nacional serão iluminadas com a cor verde e o prédio com a cor amarela. Catedral, Biblioteca Nacional e Teatro Nacional também estarão multicoloridos. A Ponte JK, outro cartão postal da cidade, ficará com três cores distintas: vermelho, verde e azul.
Confira como será a iluminação em outros monumentos:
- Na Torre de TV serão 15 refletores digitais com mudanças de cores;
- No Parque da Cidade, cada um dos seis acessos receberá iluminação com microlâmpadas;
- No Palácio do Buriti, serão instaladas microlâmpadas na frente do prédio e no canteiro central;
- No deck do Calçadão da Asa Norte serão instaladas microlâmpadas nas árvores naturais;
- No Calçadão da Asa Sul, próximo à Ponte JK, serão instaladas microlâmpadas nas árvores naturais. O espaço também receberá uma árvore com lâmpadas de LED 07 (sete cores).
Festival de luz
As superquadras do Plano Piloto terão também duas árvores de Natal, enfeitadas com microlâmpadas. Em todas as cidades do DF, a CEB vai instalar duas árvores natalinas. Segundo o governo, as próprias Administrações Regionais escolheram os pontos onde elas serão colocadas.
Corais de Natal se apresentarão entre os dias 15 e 24 de dezembro, todos os dias, ; sempre a partir das 19h30 ; em um palco que será montado pela Secretaria de Cultura próximo à Fonte Luminosa da Torre de TV.
Atrações na virada
Para o Réveillon é planejada uma festa na Esplanada dos Ministérios e quatro atrações estão confirmadas. A noite começa com a apresentação do grupo Móveis Coloniais de Acaju e da dupla Pedro Paulo e Matheus. A bateria da Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc) ficará responsável pela contagem regressiva. Após queima de fogos, que deve durar 21 minutos, o público poderá conferir o show do cantor sertanejo Michel Teló.