Cidades

Equipes começam a monitorar os 13,5km do Eixão posicionadas entre pardais

postado em 06/12/2011 07:32
Diante das discussões em torno de possíveis intervenções no Eixo Rodoviário, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão responsável pela via, intensificou a fiscalização ao longo dos 13,5km. Desde ontem, os motoristas que trafegam no Eixão Norte e Sul veem 12 agentes de trânsito do DER e do Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv), distribuídos em seis pontos estratégicos. Também haverá aumento do número de pardais, até 30 de dezembro, e está prevista a colocação de seis câmeras de monitoramento. As medidas foram tomadas após reportagem do Correio (veja fac-símile), publicada na terça-feira passada, sobre as mais de 40 mortes ocorridas no Eixão desde 2007.

O objetivo é que os condutores sejam intimidados e, com isso, respeitem a velocidade máxima da via, que é de 80km/h. A cada dois quilômetros, uma viatura do órgão de trânsito ficará estacionada. Em horários que não sejam de pico, cones serão colocados nos trechos em que estiverem os fiscais. ;A conificação somente deverá acontecer quando não houver um grande fluxo de carros, para não resultar em congestionamentos;, frisou o superintendente de trânsito do DER, Murilo Melo.

A cada dia, seis pontos estratégicos para a fiscalização ; três em cada região ; serão escolhidos. O posicionamento das viaturas será modificado em razão do fluxo de veículos, segundo Murilo. O monitoramento acontecerá entre dois pardais. ;Isso servirá para que, após a passagem por um pardal, o motorista não acelere;, afirmou o servidor.

Abordagem
A quantidade de pardais também aumentará. Até 30 de dezembro, o número passará de 23 para 31. Além do monitoramento, os policiais deverão abordar e fazer a autuação de motoristas que cometerem infração na via. Para alguns condutores, a colocação de mais pardais é considerada apenas uma medida paliativa. ;Ajuda, mas cabe à população ter mais cuidado, antes de tudo;, acredita a vendedora Cinthya Pernambuco, 28 anos, moradora da Asa Sul.

Agentes fiscalizam o trânsito no Eixão Sul: a medida foi tomada após os acidentes fatais recentes no local

No próximo dia 20, um grupo multidisciplinar coordenado pelo vice-governador do DF, Tadeu Filipelli (PMDB), apresentará propostas que aumentem a segurança do Eixão e não interfiram no tombamento da cidade. Especialistas de diversos órgãos, como o Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico Nacional (Iphan), o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-DF), o Departamento de Transito (Detran), o DER, o Ministério Público e a Secretaria de Obras, participam da discussão.

Desde 18 de novembro, uma enquete no site do Correio sugere aos internautas que julguem qual proposta poderia deixar o Eixão mais seguro. Até o fechamento desta edição, 3.940 pessoas participaram da pesquisa. A maioria (34%) acredita que a construção de uma mureta de concreto para isolar a área da faixa presidencial é a melhor medida; seguida da limitação da velocidade de tráfego em 60km/h, em vez dos atuais 80km/h (27%); da construção de um canteiro central, com plantação de flores do cerrado (17%); da colocação de mais fiscalização, mantendo a estrutura atual da via (17%); e da construção de um calçadão no lugar da faixa presidencial (2%).



MEMÓRIA

2011
26 de novembro

Um bombeiro morreu após bater a viatura em uma árvore no Eixão Norte, entre as quadras 205 e 206, por volta das 14h. O sargento Regis Leonardo Ferreira, 37 anos, e outros três militares fariam um atendimento na 106 Norte. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Os outros três bombeiros foram levados para o Hospital de Base sem ferimentos graves.

17 de novembro

Uma jovem de 25 anos que dirigia um VW Gol prata no Eixão Norte, sentido saída Norte, morreu após perder o controle do veículo, invadir a pista contrária e colidir de frente com um VW Fox preto. O acidente aconteceu por volta das 7h40, na altura da Quadra 106. Os dois ocupantes do Fox ficaram feridos e foram encaminhados sem gravidade pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital de Base.

12 de agosto

Por volta da 1h, o empresário Gustavo Henrique Bittencourt Silva, 26 anos, atropelou o motorista da Câmara dos Deputados Marcos André Torres, 37, que morreu. O acidente ocorreu no Buraco do Tatu. Marcos tinha saído do carro para buscar gasolina. A polícia informou que Gustavo se negou a fazer o teste do bafômetro, mas os agentes o encaminharam ao IML, onde acabou submetido ao exame clínico. O laudo, entregue à 5; DP, atestou que o jovem apresentava sinais de embriaguez. Gustavo foi liberado após pagar fiança de R$ 5 mil.

O Correio revelou que, desde 2007, 46 pessoas morreram na via

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