postado em 15/11/2011 16:00
A Marcha Contra a Corrupção voltou a ser realizada em 35 cidades do país nesta terça-feira (15/11). Em Brasília, o protesto foi prejudicado pela forte chuva e pelo esvaziamento da cidade, segundo a organização do evento, e reuniu aproximadamente 20 pessoas. Os manifestantes se reuniram embaixo da marquise do Museu da República, na região central da cidade, na tentativa de fazer uma marcha nos moldes daquelas que foram programadas para ocorrer em várias cidades nesta terça-feira, Dia da Proclamação da República.
O pequeno grupo, vestido de preto, resolveu estender uma bandeira do Brasil e caminhar até a Rodoviária do Plano Piloto, na região central da cidade. Segundo uma das articuladoras do protesto, a jornalista Irene Oliveira disse que houve boicote nas redes sociais à manifestação programada para o Museu da República. Isso, segundo ela, deixou Brasília fora do calendário da Marcha Nacional contra a Corrupção.
De acordo com Walter Magalhães, um dos representantes do MCC, entidade que ajudou a organizar as duas primeiras edições da marcha, Brasília ficou fora do calendário do evento por causa ao feriado prolongado, que costuma deixar a cidade vazia. ;Não organizamos marcha em Brasília porque em feriados prolongados a cidade fica vazia e a baixa participação traria uma repercussão negativa, prejudicando os próximos eventos;, disse.
A primeira Marcha Nacional contra a Corrupção foi realizada no feriado de 7 de setembro e reuniu cerca de 25 mil pessoas em Brasília. Entre os objetivos do evento está a defesa da Lei do Ficha Limpa e do voto aberto na Câmara dos Deputados e no Senado.
Com informações da Agência Brasil