postado em 04/11/2015 09:01
Os autores das ofensas racistas à atriz Taís Araújo, publicadas no Facebook, poderão ser condenados a até três anos de prisão por crime de injúria racial, informou o delegado Alessandro Thiers, da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) da Polícia Civil. Taís ainda não prestou depoimento.
Ao compartilhar uma fotografia na rede social, a atriz ela foi atacada com comentários racistas em série, como ;Te pago com banana;, ;Me empresta seu cabelo para lavar louça;, ;Como pode alguém achar bonito esse cabelo de Bombril?;, ;Com esse cabelo dá pra lavar a Globo inteira; e ;Não sabia que no zoológico tinha câmera;. Mais de cem pessoas curtiram os insultos.
[SAIBAMAIS]A injúria racial está prevista no Código Penal, associada ao uso de palavras que depreciam a pessoa pela cor da pele, raça, etnia, origem e religião. O Código Penal prevê pena de prisão de um ano a três anos, além de pagamento de multa. Já o crime de racismo, previsto na Lei Federal 7.716/1989, atinge uma coletividade de indivíduos. É um crime inafiançável e imprescritível.
Identificação
Segundo o delegado, os autores das ofensas poderão ser identificados por meio de rastreamento, ainda que tenham perfis falsos na rede. ;Tudo o que é feito pela internet deixa rastro e a polícia tem condições de chegar até a pessoa. A internet não é uma página em branco. Se for um perfil falso, pode dificultar um pouco o trabalho, só isso;, afirmou Thiers, que aguarda manifestação da atriz sobre o registro da ocorrência.
No último dia 1;, Taís compartilhou nas redes sociais a indignação com as ofensas e a disposição de levá-las à polícia: ;É muito chato, em 2015, ainda ter que falar sobre isso, mas não podemos nos calar: na última noite, recebi uma série de ataques racistas na minha página. Absolutamente tudo está registrado e será enviado à Polícia Federal. E eu não vou apagar nenhum desses comentários. Não vou me intimidar, tampouco abaixar a cabeça. Se a minha imagem ou a imagem da minha família te incomoda, o problema é exclusivamente seu! (...) Só assim vamos construir um Brasil mais civilizado;.