Jacqueline Saraiva
postado em 07/10/2015 11:59
Após paralisar atividades, cerca de 500 advogados públicos federais, segundo a organização, fazem, nesta quarta-feira (7/10) um ato simbólico de entrega de cargos em comissão. O ato, que ocorre na frente do Palácio do Planalto, é um protesto contra más condições de trabalho e desvalorização da carreira. Antes eles se reuniram em frente à sede da Advocacia-Geral da União (AGU).
Segundo a União dos Advogados Públicos Federais do Brasil (Unafe), que organiza o protesto, os membros da AGU enfrentam más condições de trabalho, falta de estrutura física, ausência de carreira de apoio, defasagem salarial em relação às demais funções essenciais à Justiça, sobrecarga no número de processos e falta de condução administrativa.
Para o diretor-geral da Unafe, Roberto Mota, o governo não se posiciona sobre cargos comissionados dentro do órgão, que continuma a gerar gastos e reduzir investimentos na área. Ele explica que advogados públicos em todo o país, principalmente nas cidades do interior, sofrem muitas vezes com corte de telefone, de energia elétrica, além de faltarem viaturas para atendimento à população. ;O ajuste fiscal é só para inglês ver;, reclamou.
A categoria tem feito paralisações semanais. Nesta semana, excepcionalmente, os advogados cruzaram os braços nessa terça-feira (6/10) e hoje.