1. Ação antioxidante A chia contém ácido cafeico e ácido clorogênico, ambos antioxidantes que neutralizam os radicais livres e ajudam a proteger o organismo de doenças.
2. Auxilia no emagrecimento A semente aumenta a saciedade, pois em contato com líquido no interior do estômago, forma uma espécie de ‘gel’.
3. Versatilidade culinária Disponível no mercado como óleo, farinha e semente, a chia é um alimento versátil e pode ser facilmente incorporada em várias receitas.
4. Regula a pressão arterial O ômega 3 presente na chia ajuda a regular a pressão dos vasos sanguíneos, evitando o aumento da pressão, já que favorece a fluidez sanguínea.
5. Melhora a saúde intestinal Rica em fibras, tanto solúveis quanto insolúveis, a semente regula o trânsito intestinal, evitando ou tratando a prisão de ventre, por exemplo.
6. Ação anti-inflamatória O ômega 3 presente na chia previne e bloqueia a inflamação, fortalecendo o sistema imunológico e o equilíbrio do organismo.
7. Fonte de magnésio Uma porção de chia possui 27,9% de magnésio, nutriente importante para o funcionamento do cérebro e ligações cognitivas.
8. Rica em proteína 100 g da semente carrega 16 g de proteína, enquanto 100 g de arroz integral cru têm 8 gramas de proteína, e o milho-verde cozido, 3 gramas.
9. Previne doenças cardíacas A chia contém uma gordura do bem que ajuda a afastar as doenças cardiovasculares, pois reduz a formação de coágulos sanguíneos.
10. Ótima fonte de ferro 100 g de chia têm três vezes mais ferro do que a mesma quantidade de espinafre, o que faz dela uma alternativa aos legumes e vegetais.