O avião tem tantos recursos que é uma espécie de escritório avançado do governo russo em pleno ar. Por isso, é chamado de Kremlin Voador.
Fora da Rússia, há quem chame o avião presidencial russo de 'Putin Force One', numa brincadeira já que o avião do presidente americano (foto) se chama Air Force One.
O avião é um Ilyushin Il-96, de fabricação russa, da companhia Ilyushin - um modelo que começou a ser produzido em 1993, a partir de um protótipo criado em 1988.
O Ilyushin IL-96 é um avião de transporte de longo curso operado principalmente na Rússia e na Ásia, além de Cuba, onde é operado pela Cubana de Aviación. Tem 55,40m de comprimento e 60,10 m de envergadura.
O avião atinge 900 km/h de velocidade e tem autonomia de 7.300 km. Os mesmos motores são instalados em aeronaves das séries Tupolev Tu-204 (foto) e Tu-214 - as duas mais populares aeronaves comerciais russas, semelhantes ao Boeing 757.
Mas o avião presidencial tem características exclusivas, para atender aos padrões de segurança e comunicação necessários à função de Putin no poder.
Graças a seu aparato de comunicação, é possível transmitir mensagens criptografadas de qualquer altitude para qualquer ponto do globo usando qualquer canal de comunicação.
O Kremlin Voador tem quatro motores. Mesmo se dois motores falharem, ainda pode decolar ou descer de altitude, consegue manobrar e prosseguir seu voo.
Mesmo que apenas um motor continue funcionando, o avião presidencial é capaz de voar 800 quilômetros antes de pousar.
Desde que foi lançado, o Kremlin Voador já foi atualizado cinco vezes.
Possui também controle de radar, eletrônico, eletro-ótico e visual. Todo o equipamento é duplicado para lidar com contingências inesperadas. E tem um botão nuclear.
O avião tem blindagem suficiente para suportar efeitos radioativos de uma explosão nuclear.
O Kremlin Voador tem equipamentos capazes de confundir inimigos, com sistemas antimísseis a laser.
Em 2013, a Rússia encomendou dois aviões - por 3,8 bilhões de rublos (US$ 52 milhões) e 5,2 bilhões de rublos (US$ 71 milhões). Mas o jornal britânico Daily Mail afirmou que o custo alcançou US$ 500 milhões na época.
A configuração do interior do avião e a instalação dos equipamentos ficaram por conta de especialistas da empresa austrÃaca Diamond Aircraft Industy.
O interior do avião tem decoração em ouro e pedras preciosas.
Muitos detalhes não são revelados porque são considerados segredo de Estado. Mas algumas informações sobre o interior do avião são divulgadas e, em março de 2022, o Kremlin autorizou que um estudante - Arslan Kaipkulov - gravasse imagens no avião.
A decoração neoclássica tem tons claros, com destaque para as três cores da Rússia, e também há painéis bordados por artesãos, com referências à história da Rússia.
Os aviões do presidente permanecem em serviço por, no máximo, 15 anos após saírem da linha de produção. São, então, substituídos.
Os técnicos que cuidam da manutenção dos aviões presidenciais são exclusivos. E acompanham as viagens do presidente. O controle de tráfego aéreo, porém, é feito normalmente pela equipe que monitora os voos comerciais nas torres de controle dos terminais.
O avião presidencial é sempre seguido por dois reservas. Se houver algum problema e o avião precisar pousar, os passageiros são transferidos para outro. E, se houver alguma falha neste, há o segundo reserva. Caças também podem escoltar o avião (foto).