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Correios perdem bilhões de reais com 'Taxa das blusinhas'


Uma pesquisa feita pelos Correios apontou que a empresa teve uma perda de receita de R$ 2,2 bilhões devido ao fim da isenção de imposto sobre importações de até US$ 50, conhecida como a 'taxa das blusinhas'.

Por Flipar
Divulgação/Correios

Como consequência, a taxa, que entrou em vigor em agosto, provocou uma queda no volume de importações e impactou diretamente os Correios.

Divulgação/MPF-MA

Antes da mudança, a estatal previa arrecadar R$ 5,9 bilhões com transporte de mercadorias importadas da China, mas arrecadou apenas R$ 3,7 bilhões.

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'A essa altura [em referência a 2024], os operadores [empresas como Shein, Aliexpress e Amazon] avançaram na estruturação de operações próprias e, com isso, iniciou-se, também, um movimento de migração de carga para esses canais', apontou o estudo.

Divulgação

'Como efeito prático, os Correios começaram a perder participação no mercado', revelou outro trecho.

Divulgação/Correios

Além da redução no fluxo de encomendas, a empresa perdeu exclusividade no segmento internacional, agravando a queda nas receitas.

Joédson Alves/Agência Brasil

O presidente dos Correios, Fabiano Silva, já havia alertado sobre esse impacto em janeiro.

José Cruz/Agência Brasil

Em 2024, os Correios tiveram um prejuízo de R$ 3,2 bilhões, o que corresponde à metade do déficit total das 20 estatais federais, que somaram R$ 6,3 bilhões.

João Geraldo Borges Júnior/Pixabay

Vale ressaltar que empresas como a Petrobras e o Banco do Brasil não estão incluídas nesses números.

Marcelo Camargo - Agência Brasil

'A gente tinha uma expectativa de receita, que ela foi frustrada, então essa expectativa de receita frustrada se traduz depois em prejuízo na empresa', disse Fabiano Silva.

Valter Campanato/Agência Brasi

Fabiano também destacou que uma mudança na lei, em 2024, permitiu que outras transportadoras passassem a fazer entregas de produtos internacionais dentro do Brasil, o que reduziu a participação dos Correios nesse tipo de serviço.

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'A gente tinha uma participação nesse segmento internacional em torno de 98% de mercado, ou seja, quase dominante, quase exclusivo nesse mercado. No mês de janeiro, a gente está em torno de 30 e poucos por cento', lamentou.

Divulgação/Min. da Comunicação

Para compensar perdas financeiras, os Correios anunciaram a criação de um marketplace próprio em parceria assinada na quarta-feira (2/4).

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“Somos o primeiro e único marketplace brasileiro capaz de realizar entregas, com estrutura própria, em qualquer lugar do país, democratizando o acesso ao comércio digital”, comunicou Fabiano.

Divulgação/Agência Brasil

As novas regras da 'taxa das blusinhas' preveem: 20% de taxa sobre os primeiros US$ 50; até 60% sobre o valor excedente; e um desconto fixo de US$ 20 no total da taxa de importação para compras acima de US$ 50.

Joédson Alves/Agência Brasil

Por exemplo, numa compra de US$ 60, a taxa final seria de US$ 16: US$ 10 sobre os primeiros US$ 50 (20%) e US$ 6 sobre os US$ 10 restantes (60%).

Joel Santana - pixabay

Os Correios, oficialmente chamados de Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), são uma empresa pública federal fundada em 1663.

Divulgação/Correios

A instituição desempenha papel essencial na comunicação e logística, alcançando todos os municípios brasileiros.

Fernando Frazão/Agência Brasil

Além da entrega de cartas e encomendas, os Correios oferecem serviços como banco postal, emissão de CPF, logística integrada e comércio eletrônico.

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