Flipar

Aos 100 anos, Eva Marie Saint é a atriz viva mais velha premiada com o Oscar


No início de julho de 2024, a atriz Eva Marie Saint completou 100 anos. Ela é a artista viva mais velha a ter recebido um Oscar.

Por Flipar
Reprodução de vídeo EURONEWS

Marie Saint foi premiada no Oscar de 1955 na categoria Melhor Atriz Coadjuvante por seu trabalho em “Sindicato dos Ladrões”.

Divulgação

Dirigido por Elia Kazan, “Sindicato dos Ladrões” tem como protagonista da trama o premiado Marlon Brando (1924 - 2004).

Divulgação

Na ocasião, Eva Marie Saint tinha 29 anos e havia feito sua estreia no cinema, conquistando a estatueta logo no início da carreira nas telonas.

Divulgação

No filme, ela interpreta o papel de Edie Doyle, irmã do personagem cuja morte principia a história. O trabalho também rendeu a Marie Saint indicação ao Bafta, popularmente conhecido como o Oscar britânico.

Youtube Canal CBS Sunday Morning

Nascida em Newark, cidade localizada no estado de Nova Jersey, a atriz estudou em universidade do estado de Ohio.

Youtube Canal CBS Sunday Morning

Antes de ingressar no mercado cinematográfico, a atriz já colecionava experiências no rádio e na televisão, os dois meios em que mais trabalhou em sua longa trajetória.

Divulgação

Em 1953, ela conquistou prêmio de dramaturgia por sua atuação na peça de teatro “A Trip to Bountiful”.

Flickr Matthew Rabin

Em quase oito décadas de profissão, Marie Saint atuou em mais 23 filmes, sendo o último “Um Conto do Destino”, em 2014. O longa tem Colin Farrell, Russel Crowe e Will Smith no elenco.

Divulgação

Além de Elia Kazan, a atriz atuou em filmes de outros diretores prestigiosos, como Alfred Hitchcock (“Intriga Internacional”, de 1959) e Otto Preminger (“Exodus”, em 1960)

Youtube Canal CBS Sunday Morning

Em “Intriga Internacional”, um clássico do suspense, ela contracenou com Cary Grant, importante nome da chamada Era de Ouro do cinema de Hollywood.

Flickr Laura Loveday

Eva Marie Saint também integrou o elenco do filme “Adeus às Ilusões”, de Vincent Minelli e que contou com o famoso casal Elizabeth Taylor e Richard Burton.

Divulgação

Em 1996, um ano antes do “Titanic” de James Cameron monopolizar as atenções com os então jovens atores Leonardo DiCaprio e Kate Winslet nos papeis principais, Eva Marie Saint atuou em um programa de TV homônimo que tinha Catherine Zeta-Jones.

Divulgação

Aos 82 anos, em 2006, a atriz trabalhou em “Superman - O Retorno”, de Bryan Singer, uma continuação dos originais vividos pelo icônico Christopher Reeve entre os anos 1970 e 1980.

Youtube Canal CBS Sunday Morning

Na trama do personagem da DC Comics, Marie Saint encarnou Martha Kent, mãe adotiva do Superman (Clark Kent).

- Divulgação

Na Calçada da Fama de Hoollywood, a atriz de Nova Jersey tem duas estrelas, uma pela trajetória no cinema e outra na televisão.

Flickr Tom Lohdan

Eva Marie Saint foi casada com Jeffrey Hayden de 1951 até 2016, ano da morte do diretor e produtor de TV. A união gerou dois filhos, Darrell Hayden e Laurette Hayden.

- Alan Light/Wikimédia Commons

O primogênito Darrell Hayden nasceu apenas dois dias depois de Marie Saint ganhar o Oscar pela atuação em “Sindicato dos Ladrões”.

Reprodução do Facebook The Academy

Veja Mais