Esses artefatos ou substâncias são frequentemente usados por vilões para explorar as vulnerabilidades dos heróis, equilibrando a balança entre o bem e o mal.
Essas vulnerabilidades humanizam os heróis, tornando-os mais relacionáveis e realçando suas jornadas de superação. Veja alguns
Kryptonita Verde: A kryptonita verde é um mineral radioativo originário dos restos do planeta Krypton. Ela anula os poderes do Superman, imobilizando-o e causando-lhe dores intensas; exposições prolongadas podem ser fatais.
Espada de Kryptonita: Batman já utilizou uma espada feita de kryptonita para combater Superman, explorando sua vulnerabilidade à substância.
Magia contra Superman: Apesar de sua invulnerabilidade física, Superman é suscetível a ataques mágicos, que podem feri-lo ou até mesmo matá-lo.
Toque do Gárgula Cinzento: O vilão Gárgula Cinzento possui a habilidade de transformar qualquer substância em pedra com um toque, incluindo super-heróis, imobilizando-os temporariamente.
Calor Extremo contra o Senhor Fantástico: O corpo elástico do Senhor Fantástico é vulnerável a temperaturas extremas; calor intenso pode enfraquecê-lo, e frio extremo pode torná-lo quebradiço.
Sombras de Eclipso: O vilão Eclipso possui um cristal negro que pode possuir heróis, explorando suas emoções negativas e enfraquecendo sua vontade.
Anel de Sinestro: O anel amarelo de Sinestro, alimentado pelo medo, é capaz de neutralizar os poderes dos Lanternas Verdes, que dependem da força de vontade.
Veneno de Joker: O Coringa desenvolveu toxinas específicas que afetam o sistema nervoso de heróis como Batman, causando paralisia temporária ou alucinações.
Nanites de Lex Luthor: Lex Luthor já usou nanorrobôs para invadir o corpo do Superman, debilitando-o internamente sem o uso de kryptonita.
Feitiços de Scarlet Witch: A Feiticeira Escarlate possui a capacidade de manipular a realidade e lançar feitiços que podem neutralizar os poderes de outros heróis temporariamente.
Toxina do Espantalho: Introduzida em 1941 (DC Comics), a toxina do medo criada pelo vilão Espantalho provoca alucinações intensas nas vítimas, levando-as a confrontar seus maiores medos e fobias.