De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o mercado de carros teve um crescimento de 8,59%, com os híbridos liderando a alta com venda 68,82% superior à do primeiro bimestre de 2024.
Em 2024, as vendas de carros elétricos tiveram aumento no mundo, exceto em alguns paÃses da Europa que retiraram os subsÃdios para esses modelos.
Reportagem do jornal londrino 'Financial Times' relatou que muitos portos da Europa chegaram a registrar encalhe de veículos recarregáveis importados da China durante o ano passado.
Terminais em Bruges e Antuérpia, na Bélgica, enfrentaram problemas logísticos com o excesso de carros elétricos estocados.
Ainda segundo a publicação, houve casos de veículos que ficaram parados em terminais há três anos e alguns portos precisam alugar espaços nas cercanias para abrigar esses carros.
Esse panorama tem colocado em xeque o plano climático europeu, que prevê a proibição da venda de novos veículos a combustão a partir de 2035.
O fim da concessão de incentivos fiscais para a compra desses modelos em países da União Europeia, especialmente em França e Alemanha, é apontado como um dos fatores que explica o declínio desse mercado.
Dados da consultoria Jato, fornecedora de informações para as montadoras, indicam que os carros elétricos representaram 25% do mercado europeu no auge das vendas, em 2022, e agora estão na faixa de 12%.
Além do aspecto econômico, há um obstáculo de infraestrutura que tem colaborado para o esfriamento na venda dos veículos recarregáveis: implantação de mais pontos de recarga.
Estudos apontam que é necessário haver um carregador público para cada dez carros elétricos em circulação.
Um dos desafios é ter a quantidade necessária de estações em estradas, afastando o receio de motoristas do risco de “pane seca” em viagens mais longas.
No Brasil, a infraestrutura de recarga também é um empecilho para a expansão do mercado de carros elétricos. Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o país ultrapassou em agosto de 2024 a marca de 10 mil pontos de recarga para carros elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV).
Carros elétricos podem ser recarregados em casa também. “O consumo é o equivalente ao de um chuveiro elétrico”, declarou Fábio Delatore, professor de engenharia elétrica, ao “Estadão”.
Apesar desses pontos sensíveis, há casos de países em que a eletrificação automotiva está a todo vapor. É o que acontece na Noruega, no norte europeu.
No país escandinavo, a venda de carros elétricos representou 88% do mercado automotivo em 2023 e o governo norueguês projeta proibir o comércio de veículos a combustão interna já em breve.
A Noruega foi o primeiro país do mundo em que a venda de carros elétricos ultrapassou a de modelos à combustão e híbridos.
A instalação de estações de recarga recebeu subsÃdio agressivo do governo norueguês, o que permitiu ao paÃs de quase 5,5 milhões de habitantes expandir rapidamente a venda de carros elétricos.
Com esse panorama, a Noruega tem registrado ganhos ambientais. Desde 2009, a emissão de gases do efeito estufa caiu 30% na capital Oslo.
A Noruega tem o segundo melhor IDH do mundo, atrás apenas da Suíça. O Índice de Desenvolvimento Humano da ONU reúne estatísticas de qualidade de vida.