A vitória inédita repercutiu muito nas redes sociais e na imprensa mundo afora.
Além desta, o filme de Walter Salles ainda disputou as categorias de Melhor Atriz e Melhor Filme, mas ambos os prêmios ficaram com 'Anora'.
No Instagram, Fernanda Torres publicou uma foto do cartão com o anúncio da vitória do filme e uma legenda: 'Nós vamos sorrir. Sorriam', em alusão à uma fala da sua personagem.
Vários vídeos que circularam nas redes sociais mostram o público indo ao delírio com o anúncio da vitória do filme na cerimônia.
'Isso vai para uma mulher que depois de uma perda, sofrida por causa de um regime autoritário, decidiu não se curvar e resistir. Esse prêmio vai para ela, o nome dela era Eunice Paiva', destacou o diretor Walter Salles ao subir ao palco.
'E vai para duas mulheres extraordinárias que deram vida a ela: Fernanda Torres e Fernanda Montenegro', concluiu o cineasta.
O filme 'Anora' foi o grande vencedor da noite, com cinco estatuetas. 'Emilia Pérez', que teve 13 indicações, venceu em apenas duas categorias. Veja os principais ganhadores!
Ator Coadjuvante (Kieran Culkin, por 'A Verdadeira Dor'): Foi o primeiro Oscar do ator, que começou a carreia atuando ao lado do irmão Macaulay Culkin em 'Esqueceram de Mim' (1990).
Atriz Coadjuvante (Zoe Saldaña, por 'Emilia Pérez'): Ao lado de Ator Coadjuvante, esse era um dos prêmios mais previsíveis da noite. Saldaña exaltou o fato de ser a primeira artista com origem dominicana a vencer uma estatueta.
Melhor Animação ('Flow'): A disputa com 'Robô Selvagem' terminou com a vitória de 'Flow', que foi produzido na Letônia.
Roteiro Original ('Anora'): Foi o primeiro prêmio da noite para Sean Baker, que também escreveu o roteiro do filme.
Melhor Montagem ('Anora'): Além de ser o diretor, Sean Baker também foi o montador, roteirista e coprodutor do filme.
Roteiro Adaptado ('Conclave'): Embora tenha tido oito indicações, foi o único prêmio da noite para o filme que mostra os bastidores e conspirações para a seleção de um novo Papa.
Documentário ('No Other Land'): O filme fala sobre a invasão e ocupação forçada de regiões da Cisjordânia por soldados israelenses.
Melhor Ator (Adrien Brody, por 'O Brutalista'): O ator já era o grande favorito e levou para casa sua segunda estatueta da carreira — ele já havia vencido um Oscar por 'O Pianista'(2002).
Melhor Atriz (Mikey Madison, por 'Anora'): A torcida foi gigante, mas infelizmente o Brasil passou em branco â?? mais uma vez â?? na categoria de Melhor Atriz. Aos 25 anos, Madison ganhou seu primeiro Oscar da carreira.
Melhor Direção (Sean Baker, por 'Anora'): O cineasta de 54 anos foi um dos destaques da noite e subiu ao palco quatro vezes para receber seus prêmios!
Melhor Filme ('Anora'): Depois de vencer quatro prêmios, 'Anora' confirmou o favoritismo e levou também o principal prêmio da noite, desbancando 'Ainda Estou Aqui' outra vez.