Flipar

Mesmo com 'derrota', Brasil faz história ao vencer seu 1º Oscar


O Brasil fez história no Oscar 2025 ao conquistar sua primeira estatueta na categoria de Melhor Filme Internacional com o filme 'Ainda Estou Aqui', na noite deste domingo (02/25).

Por Flipar
montagem/reprodução

A vitória inédita repercutiu muito nas redes sociais e na imprensa mundo afora.

montagem/reprodução

Além desta, o filme de Walter Salles ainda disputou as categorias de Melhor Atriz e Melhor Filme, mas ambos os prêmios ficaram com 'Anora'.

divulgação

No Instagram, Fernanda Torres publicou uma foto do cartão com o anúncio da vitória do filme e uma legenda: 'Nós vamos sorrir. Sorriam', em alusão à uma fala da sua personagem.

reprodução/instagram

Vários vídeos que circularam nas redes sociais mostram o público indo ao delírio com o anúncio da vitória do filme na cerimônia.

montagem/reprodução

'Isso vai para uma mulher que depois de uma perda, sofrida por causa de um regime autoritário, decidiu não se curvar e resistir. Esse prêmio vai para ela, o nome dela era Eunice Paiva', destacou o diretor Walter Salles ao subir ao palco.

reprodução

'E vai para duas mulheres extraordinárias que deram vida a ela: Fernanda Torres e Fernanda Montenegro', concluiu o cineasta.

reprodução

O filme 'Anora' foi o grande vencedor da noite, com cinco estatuetas. 'Emilia Pérez', que teve 13 indicações, venceu em apenas duas categorias. Veja os principais ganhadores!

divulgação

Ator Coadjuvante (Kieran Culkin, por 'A Verdadeira Dor'): Foi o primeiro Oscar do ator, que começou a carreia atuando ao lado do irmão Macaulay Culkin em 'Esqueceram de Mim' (1990).

reprodução

Atriz Coadjuvante (Zoe Saldaña, por 'Emilia Pérez'): Ao lado de Ator Coadjuvante, esse era um dos prêmios mais previsíveis da noite. Saldaña exaltou o fato de ser a primeira artista com origem dominicana a vencer uma estatueta.

reprodução

Melhor Animação ('Flow'): A disputa com 'Robô Selvagem' terminou com a vitória de 'Flow', que foi produzido na Letônia.

reprodução

Roteiro Original ('Anora'): Foi o primeiro prêmio da noite para Sean Baker, que também escreveu o roteiro do filme.

reprodução

Melhor Montagem ('Anora'): Além de ser o diretor, Sean Baker também foi o montador, roteirista e coprodutor do filme.

reprodução/abc news

Roteiro Adaptado ('Conclave'): Embora tenha tido oito indicações, foi o único prêmio da noite para o filme que mostra os bastidores e conspirações para a seleção de um novo Papa.

Divulgação

Documentário ('No Other Land'): O filme fala sobre a invasão e ocupação forçada de regiões da Cisjordânia por soldados israelenses.

divulgação

Melhor Ator (Adrien Brody, por 'O Brutalista'): O ator já era o grande favorito e levou para casa sua segunda estatueta da carreira — ele já havia vencido um Oscar por 'O Pianista'(2002).

reprodução/abc news

Melhor Atriz (Mikey Madison, por 'Anora'): A torcida foi gigante, mas infelizmente o Brasil passou em branco â?? mais uma vez â?? na categoria de Melhor Atriz. Aos 25 anos, Madison ganhou seu primeiro Oscar da carreira.

reprodução/abc news

Melhor Direção (Sean Baker, por 'Anora'): O cineasta de 54 anos foi um dos destaques da noite e subiu ao palco quatro vezes para receber seus prêmios!

reprodução/abc news

Melhor Filme ('Anora'): Depois de vencer quatro prêmios, 'Anora' confirmou o favoritismo e levou também o principal prêmio da noite, desbancando 'Ainda Estou Aqui' outra vez.

divulgação/neon

Veja Mais