Por causa da expectativa pelo Ano Novo, a China foi palco, nas últimas semanas, do maior movimento migratório do mundo. No dia 14 de janeiro teve início um deslocamento em massa pelo país asiático que se estenderá por semanas, com milhões de pessoas se dirigindo a suas cidades de origem para comemorar a virada com a família.
A previsão é que até o dia 22 de fevereiro ocorra um recorde de 9 bilhões de viagens pelo país, entre deslocamentos rodoviários e ferroviários.
No país de 1,4 bilhão de habitantes, os signos duram um ano inteiro, não apenas um mês.
Em 2024 (ano 4723 para os chineses), o Dragão dominou o calendário a partir de 10 de fevereiro. Na China, o Dragão é o guardião da riqueza e do poder. Um símbolo de prosperidade, mas que também indica extravagância e mania de grandiosidade.
O Dragão é o único ser mítico do calendário chinês, pois todos os outros 11 animais existem de verdade. São eles: coelho, rato, boi, tigre, serpente, cavalo, carneiro, macaco, cachorro, galo e porco.
Em 2023 para os ocidentais e 4721 na China, o animal foi o coelho. E o ano começou em 22 de janeiro. Para os orientais, o coelho no calendário é símbolo da paz, do intelecto e da cautela.
Segundo a mitologia, o coelho foi um dos 12 animais que disputaram uma competição cósmica de natação que acabou determinando a ordem dos signos do zodÃaco chinês. Mesmo sem nadar bem, o animal usou seu intelecto e cruzou o rio em uma jangada.
No calendário chinês, o ano é o fim de 12 ciclos completos da Lua. O ano lunar tem cerca de 354 dias, que é o tempo para que a Lua atravesse 12 ciclos completos.
O que marca o Ano Novo é a primeira Lua Nova após o solstício de inverno. Geralmente, fica entre os dias 20 de janeiro e 18 de fevereiro.
As festas de celebração do Ano Novo geralmente começam uma semana antes da data. Eles fazem feiras de flores.
Os chineses também preparam grandes danças, com fantoches gigantes e carros alegóricos, com destaque para figuras míticas, como os dragões.
Outra tradição muito badalada na comemoração do Ano Novo é a Dança do Leão. Dançarinos fantasiados de leões fazem uma performance para representar uma criatura guardiã do povo.
Na noite da virada, as famílias ficam acordadas para a comemoração. E é comum o uso de lanternas na iluminação. Um festival de luz que embeleza as ruas.
No 15º dia do novo ano, faz-se então o Festival das Lanternas, que marca o encerramento das celebrações.
No dialeto Taiwan lanterna significa Deng e é pronunciado por Ding que significa “um bebê recém-nascido menino”. Então, para os chineses as lanternas tem o sentido de iluminar o futuro, dar à luz.
No festival, também há espetáculo de fogos de artifício e apresentação de danças. Outra tradição é o jogo de adivinhação em que as pessoas tentam desvendar enigmas escritos nas lanternas.
Outros paÃses do Leste Asiático, como o Vietnã, também adotam o Ano Novo Lunar.