“Não vamos tratar ninguém mal e criar uma coisa que é um contra o outro, pelo amor de Deus. Eu sou para sempre grata à Sofía Gascón. Ela está maravilhosa em ‘Emíia Pérez’”, declarou Fernanda Torres em vídeo compartilhado no Instagram.
O “socorro” da atriz brasileira veio após Gascón comentar em entrevista ao portal G1 sobre a onda de ataques de brasileiros a seu perfil nas redes e fazer um pedido: “Fernanda, por favor, um abraço. Te amo muito. Me ajuda com essa galera”.
'Eu adoro o Brasil. Acho que o público da internet não é o público de verdade. 'Emilia Pérez' é um filme maravilhoso. 'Ainda estou aqui' com certeza também é. Eu adoraria que Emilia Pérez fosse brasileira. Eu adoraria. Porque já senti o amor do público brasileiro quando fiz 'Rebelde'. Um dos públicos mais maravilhosos que existem é o brasileiro', declarou a atriz espanhola.
Vencedora do Globo de Ouro, Fernanda Torres foi indicada ao Oscar 2025 de melhor atriz por sua interpretação de Eunice Paiva em “Ainda Estou Aqui”. O anúncio dos concorrentes foi feito no dia 23/01 e a cerimônia de premiação acontecerá no dia 2 de março, em Los Angeles.
Além de Fernanda Torres, o filme dirigido por Walter Salles recebeu indicações para Melhor Filme e Melhor Filme Internacional. Na categoria de Melhor Atriz, Fernanda Torres tem como rivais Cynthia Erivo (“Wicked”), Demi Moore (“A Substância”), Karla Sofia Gascón (“Emilia Pérez”) e Mikey Madison (“Anora”).
Com a indicação de Fernanda Torres, o Brasil volta a ter uma representante em uma categoria de atuação no Oscar após 26 anos. A última vez que isso havia acontecido foi com Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, por “Central do Brasil” (1998), também de Walter Salles.
No dia 5/1, Fernanda Torres obteve um feito inédito para o Brasil ao vencer o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro 2025.
A performance emocionante da atriz no filme 'Ainda Estou Aqui', de Walter Salles, foi amplamente aclamada pela crítica internacional.
Durante seu discurso, ela dedicou o prêmio à sua mãe, Fernanda Montenegro, relembrando que, 25 anos antes ela havia sido indicada na mesma categoria por 'Central do Brasil' (1998).
Emocionada, Torres também agradeceu ao diretor Walter Salles, sua família e colegas, destacando 'o impacto da arte em tempos difíceis' e a importância da resiliência.
Destaque na comédia, em novela, papéis marcantes em séries e até trabalho com vencedor de Oscar: relembre a trajetória de Fernanda Torres!
Atriz, escritora e roteirista, Fernanda Torres nasceu em 15 de setembro de 1965, no Rio de Janeiro.
Ela é filha de dois ícones do teatro e da televisão brasileira: a atriz Fernanda Montenegro (foto) e o diretor Fernando Torres. Depois de crescer tendo contato com o teatro, aos 13 anos Torres ingressou no Tablado, renomada escola de formação de atores.
Estudou no Instituto Souza Leão, uma escola experimental, e concluiu o ensino médio no Colégio São Vicente de Paulo. Decidiu seguir a carreira de atriz logo após o vestibular.
Sua estreia na TV veio em 1979, no programa Nossa Cidade, da TVE. No mesmo ano, começou sua carreira na TV Globo, na série 'Aplauso' (foto).
Sua estreia em novelas foi aos 15 anos, em 1981. Ela viveu a personagem Fauna Rosa França em 'Baila comigo', de Manoel Carlos.
Em 1986, Torres viveu a protagonista Simone Marques no remake da novela 'Selva de Pedra'.
Porém, foi nas séries e especiais que Fernanda Torres fez seu nome na TV brasileira. A mais conhecida, sem dúvidas, foi 'Os Normais', que foi ao ar de 2001 a 2003.
Ao lado de Luiz Fernando Guimarães, Torres consolidou sua popularidade, destacando seu timing cômico e carisma ao viver a icônica Vani.
A série explorava de forma irreverente os dilemas de um casal moderno e se tornou um clássico da televisão brasileira, gerando ainda dois filmes de sucesso.
Outros exemplos de séries em que Fernanda atuou incluem 'Tapas e Beijos' (2011-2015), 'Filhos da Pátria' (2017–2019) e 'Todas as Mulheres do Mundo' (2020).
No cinema, Torres fez sua estreia em 1983, no filme 'Inocência', baseado na obra do Visconde de Taunay e dirigido por Walter Lima Jr.
Por 'Eu Sei Que Vou Te Amar' (1986), dirigido por Arnaldo Jabor, a atriz brasileira foi eleita melhor atriz nos Festivais de Cinema de Cannes e de Cuba.
Torres também trabalhou em 'Homem de Guerra' (1991), no qual contracenou com o renomado ator Anthony Hopkins.
Em 1997, Fernanda esteve em 'O que é Isso, Companheiro?', de Bruno Barreto, que concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro — essa, inclusive, foi uma das vezes em que ela e a mãe trabalharam na mesma obra.
Além dessa, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro estiveram juntas em “Fogo e Paixão” (1989), “Traição” (1998), 'Gêmeas' (1999), “Redentor” (2004), e no elogiado drama 'Casa de Areia' (2005 - foto), no qual interpretam mãe e filha.
Atriz conquistou mais um prêmio pela atuação em 'Ainda Estou Aqui'
Em 2024, sua interpretação de Eunice Paiva em 'Ainda Estou Aqui', dirigido por Walter Salles, rendeu aclamação internacional e se tornou um dos papéis de maior destaque na sua carreira.
Na vida pessoal, Fernanda é casada com o cineasta Andrucha Waddington, com quem tem dois filhos.