Desde 2014, a Orquestra de Sucata combina música com reciclagem, utilizando instrumentos feitos a partir de sucata (ferramentas metálicas, chaves, etc) e materiais recicláveis.
Alguns dos instrumentos criados a partir de materiais reciclados pelo grupo são: chocalho, flauta, violão, violino, piano de garrafas, pandeiro e tambor.
O grupo surgiu com o intuito de levar ao público espetáculos com músicas autorais que destaquem a importância da responsabilidade ambiental e do cuidado com a natureza.
Ao percorrer o Brasil, a iniciativa quer provar por meio de suas músicas que é possível construir um futuro mais limpo e sustentável.
De quebra, a orquestra incentiva a criatividade e sensibiliza a população sobre questões ambientais.
“Com pequenas atitudes, transformamos a nossa casa, nosso bairro, nossa cidade e nosso planeta, simples assim”, declarou o diretor artístico e cultural do projeto, Duval Fernandes da Silveira.
Um dos aspectos das apresentações do grupo é o caráter educativo e interativo, utilizando narrativas envolventes para aproximar o público dos conceitos de sustentabilidade.
Nos espetáculos, são mostradas diversas formas de como cuidar da natureza enquanto se diverte.
“Quando vejo o brilho nos olhos das crianças admirando as inúmeras possibilidades para reutilizar materiais que temos em casa é, sem dúvidas, a energia que me faz continuar e acreditar cada vez mais que podemos transformar a nossa realidade”, disse Alice Noal, coordenadora artística do projeto.
As apresentações podem acontecer tanto em locais públicos quanto privados e são realizadas por uma equipe com mais de 15 profissionais, cada um trazendo suas próprias experiências e especialidades.
Em agosto/24, o grupo se promoveu o projeto Batucada Reciclada nas Escolas em Mogi das Cruzes, que fica na Região Metropolitana de São Paulo.
Ao todo, foram 12 espetáculos culturais em 11 escolas municipais diferentes que foi de 8/8 até o dia 21/8.
Após os shows, as escolas participantes estão recebendo oficinas de percussão por um período de três meses, incentivando crianças e jovens a criar seus próprios instrumentos.
Em ascensão, o projeto conta com a ajuda das redes sociais para divulgar seu trabalho. No YouTube, o canal oficial conta com 222 vídeos e 6,28 mil inscritos. No Instagram, são mais de 65 mil seguidores.
Ao todo, o grupo já fez mais de 533 apresentações em escolas e empresas, beneficiando mais de 275 mil crianças, jovens e adultos.
No início de novembro, a orquestra já se apresentou em cinco escolas diferentes de São José dos Pinhas, no Paraná.