Flipar

Gavião Peixoto e Uiramutã: conheça a melhor e a pior cidade do Brasil em qualidade de vida


Em 2024, o Índice de Progresso Social (IPS) do IBGE mostrou as cidades com melhor e pior qualidade de vida entre os 5.570 municípios do Brasil.

Por Flipar
Agência IBGE Notícias

O IPS é uma metodologia que leva em conta não só aspectos econômicos como também o acesso a educação, saúde e o respeito aos direitos individuais. São três os tópicos analisados: Necessidades Humanas Básicas; Fundamentos para o Bem-Estar; e Oportunidades.

Divulgação Prefeitura Municipal de Gavião Peixoto

De acordo com os dados do ano passado, Uiramutã, em Roraima, é a cidade com menor qualidade de vida no país, e Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, liderou o ranking. Conheça a seguir detalhes de cada um desses dois municípios brasileiros.

Reprodução do X @historia_pensar

Com 13 mil habitantes, Uiramutã fica localizada no norte de Roraima. A cidade teve pontuação de 37,6 em escala que vai até 100 no Índice de Progresso Social, a mais baixa entre todas as cidades avaliadas.

Divulgação

Uiramutã registra renda baixa e abismo social entre seus moradores. A oferta de serviços básicos é precária, o que contribui para o péssimo desempenho no IPS.

Reprodução do X @historia_pensar

Segundo o censo do IBGE de 2022, o aspecto mais crítico da cidade é o de moradia. Outros itens, como coleta de lixo e iluminação também tiveram avaliação ruim. O acesso a saúde e educação são limitados.

Reprodução do X @historia_pensar

A cidade está a cerca de 360 km da capital de Roraima, Boa Vista, e situa-se na tríplice fronteira do Brasil com Venezuela e Guiana.

Yosemite. - Wikimedia Commons

Uiramutã é uma cidade relativamente jovem, pois foi fundada no dia 17 de outubro de 1995. Ou seja, completará 30 anos no fim de 2025.

Divulgação

A cidade foi formada a partir de partes desmembradas de outro município, Normandia, que tem esse nome em homenagem à região da França

Reprodução de Youtube

O ponto mais ao norte do Brasil fica situado em Uiramutã. Trata-se do Monte Caburaí, na Serra do Caburaí, com 1.456 metros de altitude.

Reprodução do X @historia_pensar

Com a segunda menor população de Roraima, seu território compreende a Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

Divulgação

Por isso, é a cidade mais indígena do Brasil (mais de 90% da população são indígenas). Ainda segundo dados do IBGE, é o município mais jovem do país, com metade da população com menos de 15 anos de idade.

Divulgação

Cidade com maior qualidade de vida, de acordo com o IPS, Gavião Peixoto é um jovem município do interior paulista.

Divulgação Prefeitura do Município de Gavião Peixoto

De acordo com os dados do censo mais recente do IBGE, a cidade tem apenas 4.702 habitantes.

Reprodução de Youtube

Assim como Uiramutã, a cidade é jovem, com menos de 30 anos de existência. Até dezembro de 1995, Gavião Peixoto era um distrito de Araraquara, cidade localizada a 35 km de distância e que também apareceu no top 10 de qualidade de vida do IPS.

Divulgação Prefeitura do Município de Gavião Peixoto

A cidade recebeu nota geral de 74,49 no estudo do IPS, a maior entre todos os municípios do país.

- Divulgação Prefeitura do Município de Gavião Peixoto

Os tópicos em que Gavião Peixoto mais se destaca são os de moradia e educação. O acesso a esses dois direitos constitucionais são praticamente universais na cidade.

Divulgação

A média salarial na cidade, de R$ 6.279,20, é a maior do estado de São Paulo. Esse índice é fundamental para as boas condições de vida na localidade.

Divulgação

No pequeno município paulista localiza-se uma unidade de produção da Embraer, fabricante brasileira de aviões. A presença da empresa gera empregos e inovação na cidade.

Divulgação

Na unidade da Embraer são fabricados os caças Gripen, primeira linha de produção do modelo fora da Suécia.

Ministério da Defesa wikimedia commons

A agricultura é outra atividade pujante na cidade, com cultivo de produtos como cana-de-açúcar e laranja.

Divulgação Prefeitura do Município de Gavião Peixoto

Veja Mais