Flipar

Só hotel: Cidades pelo mundo que decidiram vetar o Airbnb


A cidade de Barcelona, na Espanha, não terá mais imóveis disponíveis para locação no esquema da plataforma Airbnb a partir de novembro de 2028.

Por Flipar
Bernard Gagnon / Wikimedia Commons

A medida foi anunciada pela prefeitura com o objetivo de solucionar um problema que se agravou no mercado imobiliário nos últimos anos na cidade: os altos preços de imóveis.

Ralf Roletschek - Wikimédia Commons

A prefeitura quer que os donos de 10 mil imóveis - hoje no Airbnb - voltem a oferecer aluguéis de longo prazo, ampliando o número de casas e apartamentos disponíveis no mercado imobiliário. E, com isso, reduzindo os preços, que estão nas alturas.

Logan Armstrong Unsplash

Barcelona é um das cidades mais badaladas da Espanha. Recebe turistas ávidos por conhecer, entre outras atrações, a Catedral de Sagrada Família (foto) , o Parque Güell e a Casa Milá, obras do gênio neogótico do arquiteto Antoni Gaudí.

Canaan - Wikimédia Commons

Barcelona não é a única cidade onde as locações de curto prazo do Airbnb são consideradas um problema para o mercado de de imóveis.

Jorge Láscar - Wikimédia Commons

Também na Europa, a cidade de Berlim, capital da Alemanha, proibiu os aluguéis de curto prazo em 2014. O caso foi parar na Justiça e, em 2018, o sistema voltou a ser aceito, mas com restrições.

cwildtidsunne - Flickr

Um proprietário pode alugar a curto prazo se for apenas uma parte do imóvel onde ele estiver residindo. Também é permitido fazer sublocação do apartamento inteiro por prazo determinado.

BennyJ wikimedia commons

A batalha jurídica ainda está em andamento devido aos altos preços de apartamentos para aluguéis de longo prazo na cidade. Para as autoridades do município, isso ocorre, principalmente, devido à grande quantidade de imóveis destinados ao aluguel por temporada.

cwildtidsunne - Flickr

Desde setembro de 2023, a lei proíbe o aluguel de apartamentos por curto prazo em Nova York, a cidade americana 'que não dorme'.

Foster + Partners Divulgação

Só existe um exceção: se o dono do imóvel morar na cidade e estiver presente no momento da locação, ele pode fazer o aluguel de curto prazo pelo Airbnb.

Christian Alexander Tietgen/Wikimedia Commons

Em Nova York, o veto ao Airbnb de forma geral também foi motivado pela crise no mercado imobiliário, que acabou inflacionando os preços.

Reprodução/NestSeekers

Também nos Estados Unidos, muitas cidades do litoral da Califórnia proíbem ou impõem severas restrições ao Airbnb. É o caso, por exemplo, da mais famosa delas: Santa Mônica.

Pi.1415926535 - wikimedia commons

Com uma área de 45 km² e cerca de 94 mil habitantes, Santa Mônica fica no oeste da região metropolitana de Los Angeles, e atrai, principalmente, pela beleza das praias.

Alexander Migl - wikimedia commons

Mas Santa Mônica também tem oito marcos históricos . Entre eles, uma construção que é um Marco HIstórico Nacional. É o Hipódromo, que contém o famoso carrossel, no píer de Santa Mônica, construído em 1909.

Flickr/Oksana Happy

O Airbnb foi criado em agosto de 2008, com sede na cidade de São Francisco, na Califórnia, nos Estados Unidos. Até hoje, sofre resistência de alguns setores contrários ao modelo oferecido.

Reprodução do site freesider.com.br/viajar

O Airbnb tem mais de 5 milhões de anfitriões cadastrados em todo o mundo. A plataforma já hospedou visitantes em mais de 100 mil cidades de 200 países e regiões.

Peggy por Pixabay

Em 2023, as 10 cidades mais procuradas para locação por intermédio do Airbnb responderam por 7% das estadias globais. Houve uma queda em relação a 2019, quando o sistema representou 10% do total.

wikimedia commons Open Grid Scheduler / Scalable Grid Engine

As cidades mais procuradas foram: Brighton e Hove (Inglaterra), Dortmund, Chiclana de La Frontera, Munique e Stuttgart (Alemanha), Tóquio (foto - Japão), Lille (França), Nazaré (Portugal) e Barretos (Brasil).

- Phongsak Manodee Pixabay

Curiosamente, portanto, a cidade de Barretos, no interior paulista, ficou entre as mais procuradas pelo público que usa o Airbnb para aluguéis por temporada.

Divulgação governo SP

A estância turística na região de Ribeirão Preto tem uma área de 1.500 km², com 122 mil habitantes, e é famosa pelo festival anual de rodeios. A Festa do Peão do Boiadeiro é um dos maiores eventos culturais do país.

Youtube/DRONE JC PRODUÇÕES

Veja Mais