Flipar

Doença que fez Evaristo Costa 'definhar' atinge 3 mil pessoas no DF


A Doença de Crohn, que vitimou o jornalista Evaristo Costa, ex-apresentador do Jornal Hoje, afeta 2.900 pessoas no Distrito Federal, segundo a Secretaria de Saúde. A enfermidade provoca severas crises de diarreia.

Por Flipar
reprodução/instagram

O Jornal Metrópoles divulgou que um dos casos é de Késsia Ribeiro, 32 anos, que passou a sofrer da doença depois de comer um cachorro-quente na rua. Ela achava que as diarreias eram de intoxicação alimentar, mas os sintomas persistiram por meses. Kessia se tornou vice-presidente da Associação de Doenças Inflamatórias Intestinais do Distrito Federal, para auxiliar pessoas com o mesmo problema.

Reprodução de vídeo

Evaristo Costa desabafou em 2024 sobre os desafios de saúde relacionados à doença de Crohn, diagnosticada em 2021.A condição fez com que ele perdesse mais de 20 quilos em um curto período de três semanas.

reprodução/instagram

'Cheguei a 99 quilos, mas estava inchado por causa do corticoide. Quando o medicamento foi cortado, perdi 23 quilos em três semanas”, detalhou, em entrevista ao podcast 'PodCringe'

reprodução

Segundo o jornalista, a suspensão do medicamento aconteceu porque os corticoides não estavam surtindo o efeito esperado.

reprodução/instagram

Evaristo também descreveu sua sensação de desgaste constante: “Eu me sinto definhando, é como defino para o médico. Todos os dias eu me sinto definhando. Perco meio quilo por dia... Posso comer qualquer coisa, mas não para dentro de mim'.

reprodução/instagram

'A alimentação não para dentro de mim, então não pego os nutrientes ideais e estou sempre com a imunidade baixa', explicou.

reprodução/instagram

De acordo com o jornalista, sua alimentação é baseada em sopas com alimentos bem cozidos, complementada por suplementos.

reprodução instagram

“Às vezes as pessoas falam assim, ‘que legal, você tá bem magrinho, barriga chapada’. Mas não é um emagrecimento saudável', pontuou.

reprodução/instagram

Na doença de Crohn, o sistema imunológico das pessoas responde de forma anormal a substâncias no intestino, causando inflamação e úlceras.

Antônio Augusto - Flickr

Não há cura para a doença de Crohn, mas existem tratamentos que ajudam a controlar os sintomas e reduzir a inflamação.

Pixabay

Esses tratamentos incluem: medicamentos anti-inflamatórios e imunossupressores; corticoides; e modificações na dieta.

freepik

Em casos mais graves, pode ser necessário fazer uma cirurgia para remover partes danificadas do intestino.

Piron Guillaume Unsplash

Por ser uma doença crônica, os pacientes com Crohn muitas vezes experimentam ciclos de surtos e remissões, com períodos em que os sintomas são mais intensos e outros em que estão controlados.

Alexander Grey por Pixabay

Alguns dos sintomas mais comuns da doença de Crohn — que podem variar muito de pessoa para pessoa — são: dor abdominal; diarreia; fadiga; perda de peso; febre (em casos mais graves) e perda de apetite.

Adriano Gadini por Pixabay

Como os sintomas podem demorar de dois a três anos para aparecer, é importante fazer exames de sangue, urina, fezes, raio-x, endoscopia e colonoscopia para ter um diagnóstico preciso.

Jason Taix por Pixabay

Especialistas recomendam que quem tem a doença de Crohn deve seguir uma dieta livre de alimentos que agravem a inflamação, como açúcares, embutidos, alimentos ultraprocessados, bebida alcoólica e cigarro.

freepik Racool_studio

Evaristo Costa não é a única pessoa conhecida diagnosticado com a doença de Crohn. Além dele, o ator Tyler James Williams (conhecido por seu papel de Chris na série “Todo Mundo Odeia o Chris”) também convive com o problema.

Reprodução/@willtylerjames

O ator revelou que em 2023 precisou retirar 15 centímetros do intestino em consequência da doença, além de ter perdido 27 quilos.

Reprodução/@willtylerjames

Williams contou que os primeiros sinais surgiram em 2017, quando começou a sentir dores intensas no estÎmago e tinha dificuldade para engolir qualquer alimento.

Reprodução

Outro que foi diagnosticado com Crohn, ainda aos 17 anos, foi o comediante norte-americano Pete Davidson. Atualmente, segundo ele, a doença está em processo de remissão.

reprodução/instagram

Veja Mais