Keaton mudou apenas o sobrenome, mas há artistas, inclusive, que alteraram o primeiro nome - ou o nome inteiro - para desenvolver a carreira artistica. Veja alguns que surpreendem.
A atriz americana Whoopi Goldberg, nascida em 1955 em Nova York, se chama Caryn Elaine Johnson. Ela tinha problema de flatulência e por isso recebeu o apelido de Whoopi (referência a whoopee cushion, almofada de brinquedo que solta pum). O sobrenome artístico é de origem materna.
A atriz americana Sigourney Weaver nascida em 1949 se chama Susan. Pegou o Sigourney de um personagem do romance 'O Grande Gatsby'.
O cantor americano Bruno Mars nascido em 1985, se chama Peter Gene Hernandez. Adotou o nome artístico porque, por ser músico pop, não queria ser associado ao gênero latino. Escolheu Bruno porque, quando criança, se parecia com o lutador Bruno Sammartino. E Mars em referência o planeta Marte.
O ator americano Jamie Foxx nascido em 1967, se chama Eric Marlon Bishop. Quando começou a carreira, as mulheres tinham mais chances nos clubes de comédia de Los Angeles. Ele adotou o Jamie, que é unissex. Foxx é homenagem ao humorista Redd Foxx, seu ídolo.
A cantora americana Miley Cyrus nascida em 1992, se chama Destiny Hope (Destino Esperança) Cyrus. Ela mudou oficialmente seu nome em 2008. Escolheu Miley porque era muito alegre e chamada de Smiley (sorridente) pelo pai. Tirou apenas o S
O cantor americano Tony Bennett, que morreu em 21/7 aos 96 anos, se chamava Anthony Dominick Benedetto.
A cantora americana Katy Perry, nascida em 1984, se chama Katheryn Elizabeth Hudson. Para evitar confusões com a atriz Kate Hudson e garantir identidade própria, Katy (apelido) adotou o sobrenome Perry, nome de solteira de sua mãe.
A atriz americana Julianne Moore, nascida em 1960, se chama Julie Anne Smith. Ela juntou os dois nomes num só e adotou o sobrenome do pai.
O ator americano, Joaquin Phoenix, nascido em Porto Rico, em 1974, se chama Joaquin Rafael Bottom. O sobrenome mudou quando a família deixou de integrar o grupo religioso Children of God em 1978. Phoenix (fênix, que renasce) simbolizou a nova vida da família.
A atriz americana Winona Ryder, que fez 53 anos em 29/10/2023, tem este prenome mesmo, inspirado na localidade de Winona, em Minnesota, onde nasceu. Mas o sobrenome foi adotado em homenagem ao cantor Mitch Ryder. Seu nome original é Winona Laura Horowitz.
A cantora americana Lana del Rey, nascida em 1985, em Nova Iorque, se chama Elizabeth Woolridge Grant. O seu nome artístico foi inspirado na combinação dos nomes da atriz Lana Turner e o carro Ford Del Rey.
A atriz americana Demi Moore, nascida em Roswell, em 1962, se chama Demetria Gene Guynes. Demi é o diminutivo de seu primeiro nome, e o Moore vem do seu primeiro casamento. Ela se casou muito nova, aos 18 anos, mas preferiu manter esse sobrenome.
A atriz americana Jodie Foster, nascida em 1962, em Los Angeles, se chama Alicia Christian Foster. O nome artístico de Foster aparentemente vem de um apelido dado a ela por seus irmãos mais velhos.
A atriz Natalie Portman, nascida em Jerusalém, em 1981, se chama Neta-Lee Hershlag. A escolha foi feita para proteger a privacidade de sua família, especialmente durante sua infância e adolescência. O sobrenome “Portman” é o nome de solteira de sua avó paterna.
A cantora americana Rihanna, nascida em Saint Michael, em 1988, se chama Robyn Rihanna Fenty. Ela optou por usar apenas seu segundo nome como nome artístico.
O ator americano Brad Pitt, nascido em Shawnee, em 1963, se chama William Bradley Pitt. Ele optou por encurtar seu nome de nascimento para algo mais simples e fácil de lembrar, uma prática comum entre atores para criar uma identidade mais marcante e memorável.
A atriz americana Emma Stone, nascida em Scottsdale, em 1988, se chama Emily Jean Stone. Ela queria ser chamada de “Emma” por causa de sua admiração por Emma Bunton. No entanto, a razão prática foi que já havia uma atriz registrada com o nome “Emily Stone” no Screen Actors Guild, o que a levou a adotar “Emma” profissionalmente.
A atriz britânica Helen Mirren, nascida em Londres, em 1945, se chama Dame Helen Lydia Mirren. Ela dotou seu nome artístico simplificando seu nome de nascimento para facilitar sua carreira no mundo do entretenimento.
O ator britânico Ben Kingsley, nascido em Scarborough, em 194, se chama Krishna Pandit Bhanji. Ele escolheu seu nome artístico por influência de seu avô materno, para criar uma identidade mais acessível e memorável no mundo do entretenimento.
O ator americano Paul Wesley, nascido em New Brunswick, em 1982, se chama Pawe? Tomasz Wasilewski. Ele achou que seu nome de nascimento era difícil de pronunciar e, com a permissão de sua família, mudou para “Paul Wesley” em 2005.
O ator americano Charlie Sheen, nascido em Nova Iorque, em 1965, se chama Carlos Irwin Estevez. Ele escolheu seu nome artístico inspirado em seu pai, Martin Sheen, cujo nome verdadeiro é Ramón Gerardo Antonio Estévez. Ele adotou seu nome artístico em homenagem ao arcebispo e teólogo Fulton J. Sheen.
O ator americano Vin Diesel, nascido no Condado de Alameda, em 1947, se chama Mark Sinclair Vincent. Ele escolheu seu nome artístico inspirado em seu trabalho como segurança em boates. O apelido “Diesel” foi dado por seus amigos devido à sua energia incansável.