Flipar

Telefone fixo: relembre programas de TV em que ligações eram a 'voz' do público


O Criança Esperança, programa de cunho social produzido pela TV Globo, é um dos raros programas da televisão brasileira onde o telefone ainda é uma forma de o público participar do evento. No entanto, essa era uma prática comum nas décadas passadas.

Por Flipar
Reprodução de vídeo TV Globo

O uso de telefone em programas de TV praticamente sumiu com o avanço da internet. Relembre então programas de destaque da TV brasileira que interagiam com o público a partir das ligações telefônicas.

Montagem Flipar

O programa 'Você Decide', que foi exibido pela Rede Globo entre abril de 1992 e agosto de 2000 foi um dos principais programas interativos da televisão brasileira, contando com a presença de grandes nomes.

Reprodução/ Rede Globo

Antônio Fagundes, Tony Ramos e Lima Duarte foram alguns dos atores de destaque que apresentaram o programa, que consistia em ligações do público para decidir qual seria o final de cada episódio.

Reprodução/ Rede Globo

Já o programa 'Casa dos Artistas' exibido na TV de outubro de 2001 a outubro de 2004, foi um dos destaque da grade do SBT no começo do século. O reality foi sucesso já na primeira temporada, superando muitas vezes a Rede Globo em audiência.

Reprodução/ SBT

A média de 47 pontos com picos de 55 no final da primeira temporada mostram a dimensão do reality show apresentado por Silvio Santos. A eliminação acontecia com ele atendendo 20 ligações telefônicas e ouvindo a 'voz do povo'.

Reprodução/ SBT

Já o 'BBB', abreviação de Big Brother Brasil, continua sendo um dos programas de maior relevância da Rede Globo. O telefone era a forma do público votar em quem queria eliminar, sendo esta uma prática comum até a edição de 2017. A partir de 2018, a emissora decidiu que os votos só poderiam ser feitos no site oficial do programa.

Reprodução/ Rede Globo

Hoje em dia a casa mais vigiada do Brasil elimina alguém a partir dos milhões de votos pela internet, porém em edições anteriores era preciso fazer uma ligação para dizer quem você gostaria de eliminar.

Reprodução/ Rede Globo

Você já deve ter assistido o 'Gol Show', programa que foi ao ar entre 1997 e 1998 e depois em 2002. Em 2022, o SBT decidiu retornar com o programa, que é apresentado atualmente por Ratinho.

Reprodução/ SBT

Ele ficou marcado por ser um dos raros programas esportivos de auditório na TV, sendo apresentado por Silvio Santos. Com ligações telefônicas, o público interagia e concorria a prêmios, entre eles o montante de R$ 1 milhão, feito que aconteceu duas vezes: em 1997 e 1998.

Reprodução/ SBT

Já o programa 'Fantasia', também do SBT, tinha como destaque o fato de ser apresentado por modelos. Estreou em dezembro de 1997 e ficou no ar até junho de 2000. Já em outubro de 2007, retornou às telinhas, mas ficou no ar só até março de 2008.

Reprodução/ SBT

O programa chegou a dobrar a audiência do SBT, sendo destaque principalmente na primeira temporada. Com garotas bonitas e muita cor, o público participava das gincanas a partir das ligações telefônicas.

Reprodução/ SBT

Adriane Galisteu é quem comandava o programa 'Charme', que ficou no ar de outubro de 2004 a março de 2008. Foi mais um show televisivo do SBT que buscava interação com o público pelo telefone.

Reprodução/ SBT

O público ligava de casa para participar dos jogos e concorrer a prêmios, sendo uma das brincadeiras a de descobrir quantos feijões tinham dentro de um copo. O programa era inspirado no game show italiano Pronto Raffaela.

Reprodução/ SBT

Já o 'TV Powww!' foi sucesso de interação na década de 1980, ficando no ar 1984 a 1989. Também transmitido pelo SBT, contava com jogos simples, de fácil entendimento ao público, que acompanhava o evento no período da tarde.

Reprodução/ SBT

O público ligava para o telefone 236-0873 e gritava a palavra 'pow' sucessivamente enquanto via um jogo de computador na tela. No final, os pontos obtidos se convertiam em dinheiro.

Reprodução/ SBT

O programa 'Alô Christina' foi exibido pelo SBT de abril de 1997 a fevereiro de 1998. Contava com diversos quadros, sendo apresentado pela renomada Cristina Rocha.

Reprodução/ SBT

A apresentadora fazia diferente no programa. Ao invés de receber o telefone, era ela quem ligava para as pessoas, que precisavam responder o título do programa para concorrer a prêmios.

Reprodução/ SBT

E o programa 'Hugo', você assistiu alguma vez? Ele era transmitido pela CNT - Gazeta, e ficou no ar de setembro de 1990 até maio de 1995. De acordo com a emissora, esse foi o primeiro game interativo da TV brasileira.

Reprodução/ CNT Gazeta

Destinado ao público infanto-juvenil, era um game show com participação popular, com o personagem Hugo sendo controlado via telefone. O objetivo do telespectador era ajudar o pequeno duende da floresta a ficar junto de sua família.

Reprodução/ CNT Gazeta

Veja Mais