O estudo, realizado pelo professor Ronald Maughan, revela que o leite é ainda mais hidratante do que a água e ocupa a primeira posição do ranking.
Um dos motivos é a presença da lactose, proteínas e gordura, que tornam a eliminação de fluidos do estômago mais lenta. Isso faz com que o processo de hidratação fique mais prolongado, gerando uma maior saciedade.
Um outro motivo para o leite gerar mais hidratação é a presença do sódio, que atua como uma esponja. Seu efeito é sustentar a água no corpo, gerando assim uma menor quantidade de urina.
No entanto, a pesquisa reforça que, mesmo não ocupando a liderança do ranking, a água continua sendo um líquido saudável, cujo consumo é recomendado e fundamental para as pessoas, independentemente da idade.
Uma novidade trazida pelo estudo é que bebidas com mais açúcar concentrado (refrigerantes e sucos de fruta, por exemplo), não hidratam no mesmo volume de bebidas com menos açúcares.
O estudo também discorre sobre o café, uma das bebidas mais populares no Brasil. No caso, tudo depende da quantidade consumida.
Um café comum, com aproximadamente 80 miligramas de cafeína, seria tão hidratante quanto a própria água. Já consumir mais de 300 mg de cafeína gera um leve efeito diurético no corpo, eliminando o excesso de líquidos.
Maughan comentou sobre a ação das bebidas alcoólicas no organismo: “A cerveja causaria menos perda de água do que o uísque, porque você ingere mais líquido com a cerveja. Bebidas alcoólicas fortes irão desidratá-lo, bebidas alcoólicas diluídas, não'.
A pesquisa traz um ranking com as dez bebidas que mais hidratam. O primeiro lugar é do leite desnatado, enquanto o leite integral ocupa a terceira posição.
Quem fica entre os dois leites, na segunda posição, são as soluções de hidratação oral, mais conhecidas popularmente como soro. Ele contém pequenas quantidades de açúcar, sódio e potássio, que resultam na retenção de água no corpo.
Em quarto lugar está o suco de laranja. Além de ser um dos mais hidratantes, a bebida é rica em vitamina C, antioxidante e rejuvenescedora.
Logo depois do suco de laranja está uma bebida bem comum em festas, bares e restaurantes: o refrigerante com cola. Em sexto lugar também estão os 'refris', mas com zero açúcar.
Em sétimo e em oitavo estão os chás gelados e quentes, respectivamente. Isso porque essa bebida dá ao corpo muito mais água do que faz com que ele perca.
Em nono lugar estão os energéticos. Já na décima posição está justamente a água, que fica nessa colocação por causa da ausência de açúcar, gordura ou proteína.
Importante lembrar que estar bem hidratado é fundamental para transportar nutrientes às células, evitar infecções pelo corpo e manter as juntas lubrificadas.