Flipar

Copacabana: palco de shows históricos e do maior réveillon do Brasil


Copacabana é um dos bairros mais famosos do Brasil e também um palco renomado de grandes shows de artistas brasileiros e estrangeiros. Com o réveillon de 2025, a praia volta a ser o foco das atenções.

Por Flipar
Flickr PortoBay Experiences

Pelo palco principal da festa vão passar Caetano Veloso, Maria Bethânia, Ivete Sangalo, Xand Avião e Anitta. E a orla ainda terá outros dois palcos. Estima-se normalmente que 2 milhões de pessoas fiquem na orla na virada. Mas há quem duvide desse número.

Instagram @mariabethaniaoficial

No dia 4 de maio, Madonna fez um megashow encerrando a turnê “The Celebration Tour”, que marcou os 40 anos de carreira. Falou-se em 1,8 milhão de pessoas na praia, mas a Folha de SP mostrou, com cálculo de área, que não seria possível. Porém, o show de Madonna era concentrado num só trecho, enquanto o réveillon é na praia inteira e ainda inclui o Leme.

reprodução Dick Tracy

Com a crescente popularidade das celebrações religiosas nas areias de Copacabana no réveillon, novas tradições surgiram na cidade, como a queima de fogos de artifício.

Divulgação/RioTour

A tradicional queima de fogos em Copacabana é mais antiga do que a realização de shows. Após a festa de 1992, quando o público aumentou na festa, o então prefeito Cesar Maia decidiu organizar alguns shows após a meia-noite para reter o público na praia e evitar o deslocamento.

Reprodução/TV Globo

Foi no réveillon de 1993 para 1994 que a cidade recebeu o primeiro grande show da virada, com apresentações de Jorge Ben Jor e Tim Maia. Na época, passaram pela orla cerca de 3,5 milhões de pessoas.

Reprodução de Facebook

Um ano depois, os organizadores do evento apostaram em um verdadeiro festival da virada. Foi uma semana inteira de atrações musicais. O Rio de Janeiro reuniu artistas como Jorge Ben Jor, Ivan Lins, Tim Maia, Paulinho da Viola e Emílio Santiago.

Arvato - Brasil Music - Flickr

A principal atração daquele ano foi a apresentação do cantor escocês Rod Stewart, que subiu em um palco armado em frente ao hotel Copacabana Palace, logo após a queima de fogos.

Reprodução de Youtube

O réveillon de Copacabana de 1994 foi o show com o maior número de espectadores de todos os tempos, com cerca de 3,5 milhões de pessoas na orla. Acredite se quiser, mas esse número é ofici, registrado no 'Guinness Book'. Mas há quem duvida que caiba tudo isso na orla. Afinal, a cidade do Rio, inteira, tem ceca de 6 milhões.

Reprodução de Youtube

A primeira vez de Lenny Kravitz no Rio de Janeiro foi especial, em show na praia de Copacabana na celebração dos 440 anos da cidade maravilhosa. O cantor levou um público, em 2005, de cerca de 300 mil a 600 mil pessoas.

Divulgação Orla Rio

Mick Jagger, Keith Richards e companhia levaram o público de Copacabana ao delírio com clássicos como “Start me up”, “Brown sugar” e “Satisfaction”. Cerca de 1,5 milhão de pessoas estiveram na praia, em 2006, que tinha uma passarela ligada ao Copacabana Palace, onde os astros se hospedaram.

Reprodução de Youtube

A cantora Alcione abriu o show de réveillon de 2010 para 2011, na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O Palco Brasil foi montado em frente ao hotel Copacabana Palace, e a Marrom encantou o público com sua voz potente e hits.

Flickr AF Rodrigues

Em 2012, o Rio de Janeiro recebeu como um dos presentes de Natal um show de Stevie Wonder com Gilberto Gil. Ambos cantaram por mais de quatro horas em um show gratuito. Levaram ao público canções natalinas como “Boas Festas” e “Noite Feliz”

- Reproduçao de vídeo Globoplay

O americano tocou uma seleção de hits, como “I just called to say I love you”, “My cherie amour”, além de “Garota de Ipanema”, “Samba de uma nota só” e “We are the world”.

- Reproduçao de vídeo Globoplay

A festa de réveillon de Copacabana para 2016 levou cerca de 2 milhões de pessoas para a praia. A queima de fogos durou 16 minutos e fez uma homenagem aos 100 anos do samba e aos Jogos Olímpicos 2016. Zeca Pagodinho fez o principal show do evento, com Jorge Ben Jor e Diogo Nogueira.

Flickr Alexandre Macieira/Riotur

O Réveillon na praia de Copacabana para 2017 teve um grande encontro entre: Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo, que comandaram o show da virada, além de Léo Jaime. Foram 12 minutos de fogos, em 11 balsas, acionados pontualmente à meia-noite por controle remoto de um hotel da orla.

Reprodução do Youtube

O Réveillon de 2018 teve 17 minutos de queima de fogos. A festa também contou com shows de Anitta, Frejat, Cidade Negra e Belo. A cantora se apresentou ao lado da Orquestra da comunidade da Maré e encantou o público com muita dança e carisma.

Divulgação Riotur

No Réveillon para 2019, foi a vez de um dos maiores artistas do país se apresentar em Copacabana. Trata-se de Gilberto Gil, que, agora sozinho, fez a alegria do público na virada do ano. O espetáculo da queima de fogos durou cerca de 14 minutos.

Reprodução G1

Neste mesmo Réveillon, a cantora Ludmilla fez sua primeira participação na festa em Copacabana. O tema da virada promovida pela Prefeitura do Rio, através da Riotur, foi 'Réveillon do Rio, Onde Ser Carioca É Natural'.

Reprodução Youtube

No dia 23 de abril de 2007, dia de São Jorge, a praia de Copacabana foi cenário para a realização de um mega espetáculo para homenagear o Santo Guerreiro. Vários Jorges (Ben Jor, Vercilo e Mautner) da música nacional se apresentaram. Entre eles, Jorge Aragão, que também cantou no Réveillon de 2023 para 2024.

Divulgação Riotur

Não é só no Réveillon que Copacabana se destaca. O bairro também recebe o público no Carnaval. Em 2024, o bloco 'Clube do Samba' se apresentou sob o comando do cantor Diogo Nogueira, filho do eterno sambista João Nogueira. 

Reprodução do Youtube

O Rio de Janeiro é a cidade do Carnaval, e as escolas de samba não podem faltar no tradicional Réveillon de Copacabana. Todo ano pelo menos uma dessas agremiações se apresentam em clima de verão e com a proximidade dos desfiles.

Alexandre Macieira/Riotur)

Outra cantora que também participou do Réveillon de 2023 para 2024 em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, foi Luísa Sonza. Ela usou um figurino com roupas vermelhas e brancas e cantou seus principais hits.

Luísa Souza - Shows em Copacabana - Reprodução TV Globo

Iza foi uma das atrações do tão famoso Réveillon 2023 de Copacabana. Ela cantou para mais de 2 milhões de pessoas que estavam lá para celebrar a chegada de um novo ano. A cantora também se apresentou no evento Tim Music Rio, meses antes.

- Divulgação

O Dj Alok começou, por volta das 20h, em agosto de 2023, o chamado 'Show do Século' em Copacabana, no Rio. O evento, que foi gratuito, celebrou o centenário do Hotel Copacabana Palace e o aniversário de 32 anos do artista.

Reprodução Globoplay

Quem também participou do Réveillon de 2023 para 2024 na praia de Copacabana foi a cantora Teresa Cristina. A sambista foi uma das atrações ao lado de Diogo Nogueira e Belo no palco samba.

Divulgação Riotur

O Réveillon que recebeu 2023 teve a ilustre presença de Zeca Pagodinho, que levou muito samba no pé e suas tradicionais canções para o público da praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Reprodução Youtube

Com dois palcos com atrações de peso, o réveillon de Copacabana para 2024 reuniu 2 milhões de pessoas. Entre eles, estava a cantora Glória Groove, que levantou o público com seus hits. 

Reprodução TV Globo

Veja Mais