Analisando os vilões do Batman, é possível ver que seus adversários não são famosos por serem super fortes, na questão força física.
A exceção fica por conta de Bane, que é consideravelmente um dos vilões mais fortes de todo o universo dos quadrinhos, chegando a machucar consideravelmente o homem-morcego.
Nomes como Coringa, Duas-Caras, Charada e Mulher-Gato nos revelam que os adversários do Batman possuem caracterÃsticas mais voltadas para o lado psicológico do herói.
O Coringa revela a loucura, o Duas-Caras a dualidade do ser humano, o Charada o lado da dúvida e incertezas da vida e a Mulher-Gato seria quase como o lado feminino do herói.
Já os vilões do Homem-Aranha são mais acostumados com o contato físico e com batalhas intensas.
Nomes como Doutor Octopus, Duende Verde, Kraven e Venom não são adversários fáceis de derrubar e cada um deles tem habilidades distintas.
Por isso, o Spider-Man acaba desenvolvendo habilidades de combate com mais facilidade do que o Batman.
Uma delas é a maneira de esquivar de golpes, sejam socos ou de longa distância, como as bombas lançadas pelo Duende Verde.
Neste ponto a vantagem é do Homem-Aranha. Abrindo uma contagem, temos um a zero para Peter Parker, ficando na frente do milionário Bruce Wayne.
Vendo agora o lado de inteligência em combate, o Homem-Morcego vence e mostra superioridade. E com sobras.
Sua experiência maior e sua capacidade de tomar decisões inteligentes não são só diferenciadas como são um de seus maiores trunfos, já que ele não tem poderes especiais.
Por causa disso, o embate fica empatado: ponto para o Homem-Aranha pelas habilidades em combate e ponto para Batman pela inteligência durante os confrontos.
Desta vez forma, os dois heróis ganham ponto e cada um deles está com dois pontos.
O grande desempate acontece agora e o critério é: capacidade de sair de situações adversas.
Os dois são muitos bons em sair de momentos de tensão, seja quando o vilão em questão conseguiu criar um plano eficiente ou porque o herói está machucado.
Outra situação que pode deixar o momento bem complicado é quando o inimigo está em posse de um refém, seja um civil ou um familiar do herói.
Por causa disso, o ponto vai para o Batman. Justificativa? Bruce Wayne consegue ser extremamente frio quando necessário.
Além disso, quem acompanha os quadrinhos lembra que o herói já foi colocado como o líder da Liga da Justiça Internacional justamente por ser alguém calculista e inteligente em momentos de tensão.
Desta maneira, o Batman sai do confronto com o Homem-Aranha como vencedor por 3 pontos a 2.