Nas imagens do filme, os dois atores aparecem rejuvenescidos pela tecnologia. O tema é frequentemente debatido por especialistas e tem gerado dúvidas entre os artistas.
Uma das preocupações é com a possibilidade de 'reviver' astros e estrelas que já morreram sem autorização prévia ou mesmo colocar atores em cena sem que eles tenham de fato participado de uma gravação.
Nos últimos anos, vários atores como Robert Downey Jr., Michael Douglas e Anthony Hopkins foram rejuvenescidos com a ajuda da tecnologia no cinema.
Ainda assim, o uso da tecnologia de rejuvenescimento nem sempre é bem recebida pelo público. Em 'Indiana Jones e a Relíquia do Destino' (2023), muitos torceram o nariz para a versão mais jovem de Harrison Ford.
O grande receio da comunidade artística -- e até política -- é o uso do chamado 'deepfake', técnica que utiliza inteligência artificial para criar conteúdos audiovisuais falsos, mas extremamente realistas.
Por meio dessa técnica, é possível manipular imagens e sons, substituindo rostos, vozes e até mesmo expressões em vídeos já existentes, ou criando-os do zero.
Em uma reportagem exibida em dezembro de 2023, o Fantástico mostrou que o uso da Inteligência Artificial também pode servir a criminosos. Imagens de personalidades famosas estavam sendo usadas em anúncios falsos criados com a tecnologia.
William Bonner, Luciano Huck, Dráuzio Varella, Marcos Mion, Sandra Annenberg e até Ana Maria Braga já tiveram seus rostos inseridos em propagandas falsas para vender produtos.
Os golpistas exploravam a tecnologia para ganhar dinheiro com propagandas enganosas nas redes sociais, criando uma fraude atrás da outra.
Segundo a reportagem, os criminosos usavam a imagem de pessoas conhecidas e desconhecidas, alterando rostos e vozes em anúncios pagos, que eram impulsionados e direcionados para públicos específicos na internet.
Em outubro de 2023, o próprio Tom Hanks passou por uma situação inusitada envolvendo o uso de inteligência artificial para fins maliciosos.
Ao ser questionado sobre uma propaganda com seu rosto em que estaria promovendo um plano odontológico, o ator foi enfático ao dizer que a versão fake não tinha “nada a ver” com ele.
Pelo Instagram, o ator compartilhou uma foto que mostrava uma representação por IA de si mesmo quando mais jovem. Não ficou claro se essa imagem estava relacionada ao anúncio do plano odontológico.
“Tem um vídeo por aí promovendo um plano odontológico com uma versão minha de IA. Não tenho nada a ver com isso”, escreveu o ator em seu perfil.
A inteligência artificial torna mais fácil e mais barato usar imagens criadas por computador para gerar representações de atores que não precisam estar fisicamente nos sets.
Em outra oportunidade, Tom Hanks já havia expressado preocupações sobre as possíveis consequências do uso da IA na indústria de atuação.
Em uma entrevista ao 'The Adam Buxton Podcast' em maio de 2023, ele mencionou que já existe a discussão em torno da criação de contratos para proteger a imagem dos atores como propriedade intelectual.
“Qualquer pessoa agora pode se recriar, em qualquer idade, por meio de IA ou tecnologia profundamente falsa… Posso ser atropelado por um ônibus amanhã e pronto, mas minhas performances podem continuar indefinidamente”, declarou o astro de 68 anos.