Flipar

Duas sorveterias brasileiras estão na lista das melhores do mundo


Duas sorveterias brasileiras estão na lista do TasteAtlas, portal de Gastronomia. Elas são consideradas sorveterias icônicas pela qualidade e criatividade dos produtos.

Por Flipar
Freepik

Uma é a sorveteria Ribeira, em Salvador, na Bahia. Fundada em 1931, a loja tem sabores regionais de sorvete. E o maior sucesso é o de tapioca, cuja cremosidade é ressaltada, além do sabor.

Divulgação Sorveteria Ribeira

'Estamos extremamente orgulhosos de representar Salvador, a Bahia e o nosso nordeste, levando o sabor inconfundível da tapioca para conquistar corações ao redor do mundo”, postou a sorveteria Ribeira nas redes sociais.

Jefferson Peixoto Divulgação Prefeitura de Salvador

A outra é a sorveteria Cairu , em Belém , no Pará. Fundada em 1964, a rede foi declarada como patrimônio cultural de natureza material e imaterial do Pará no começo de 2024. Usa ingredientes típicos da Amazônia, com destaque para o sorvete de açaí.

Divulgação Sorveteria Cairu

Somos a única sorveteria do norte do país na lista e isso carrega um significado de orgulho não apenas nosso, mas de todo paraense. Da riqueza da nossa gastronomia e sabores da Amazônia', publicou a rede.

Divulgação Shopping Bosque Grão Pará

Além da qualidade de sorveterias apontadas no portal especializado, o Brasil tem muitas outras lojas que conquistam o gosto popular pelo sabor apurado e a criatividade nos novos lançamentos. E aí surgem sorveterias com.sabores exóticos.

Imagem de Daniel Mena por Pixabay

Em Belém, uma iguaria que costuma ser consumida bem quente virou picolé: paleta mexicana de tacacá, lançada numa sorveteria no bairro de Pedreira.

Reprodução Instagram donzelitto

O picolé leva os mesmos ingredientes do prato tradicional. Só que essa iguaria da gastronomia indígena costuma ser degustada numa cuia com elevada temperatura. O tacacá é preparado com um caldo amarelado, o tucupi, sobre uma goma de mandioca. E serve-se com jambu (erva amazônica que causa dormência na boca) e camarão seco. Agora também está gelada.

wikimedia commons MTur Destinos

A Granado, famosa pelos sabonetes e perfumes, abriu sorveteria no Rio de Janeiro, com 'sabores das fragrâncias'. “Bossa” leva leite de coco com pedaços de cocada de maracujá. O “Limão Tahiti e Néroli” é descrito com “sabor refrescante e azedinho, com polpa e raspas das cascas de limão e laranja”.

divulgação / granado

O “Rosa damascena” é feito com geleia de morango e um toque de água de rosas e o Époque tropical, feito à base de polpa de caju com leve toque de cardamomo.

reprodução instagram

Achou estranho? Então saiba que a moda dos sorvetes esquisitos avança pelo mundo. Veja só essa lista com os sabores de sorvete mais inusitados ao redor do planeta.

Imagem de G.C. por Pixabay

Algodão doce: Feito com chantilly (ou creme de leite fresco), leite condensado, essência de algodão-doce e corante alimentício, o sabor costuma atrair a atenção com suas cores vibrantes.

divulgação / ana maria brogui

Wasabi: Apesar de ser bem apimentado, essa iguaria japonesa faz sucesso no mundo todo. Se a ideia te deixou curioso, saiba que alguns restaurantes no Brasil já contam com esse sabor nos menus.

divulgação

Azeite: Uma gelateria em Toscana, na Itália, teve a ideia de pegar um dos ingredientes mais consumidos da região e transformá-lo em sabor de sorvete!

Adriana-GF360 / Flickr / Divulgação

Queijo parmesão com pimenta: Ok, agora tem gente se revirando lendo isso. Esse sabor não só é uma realidade como já ganhou prêmio na Irlanda do Norte em um concurso de “sabores estranhos de sorvete”!

Paul Moane / Divulgação

Gorgonzola: Quem curtiu a ideia do Parmesão vai embarcar nessa também. O chef brasileiro Eduardo Guedes incluiu em sua sorveteria uma opção de sorvete feito com queijo gorgonzola.

reprodução x

Bacon: Essa mistura pode parecer estranha no começo, mas experimentar a primeira colherada pode te surpreender. Isso porque sabor salgado e gorduroso do bacon destaca a cremosidade do sorvete. Até o Burger King já teve seu sundae de bacon!

divulgação / burger king

Cheddar: Quem ama queijo e sorvete tá feito com essa lista. Criado por Molly Neitzel, proprietário da sorveteria Molly Moon, o sorvete de cheddar costuma bombar no verão de Seattle, nos Estados Unidos.

David Berkowitz / Flickr / Divulgação

Mostarda: O britânico Heston Blumenthal criou esse sabor, que pode ser encontrado nas geladeiras de supermercado na Inglaterra e hoje em dia faz muito sucesso na Ásia!

reprodução

Alho: É difícil imaginar o sabor, mas o sorvete de alho é comum em festivais nos Estados Unidos. Há quem diga que é supercremoso. Será que dá mau hálito?

divulgação

Guinness: O chef australiano Greigor Caisley teve a ideia de misturar a tradicional cerveja irlandesa com sorvete e o resultado foi um sucesso em um pub de São Paulo. Não é difícil encontrar a receita pela internet…

reprodução

Bacalhau: O ‘Fish n' Chips’ é um dos pratos mais tradicionais da Inglaterra, mas além da versão quente, há também uma opção gelada…

Davey Gravy Unsplash

Isso porque o restaurante George's Portobello Fish Bar, em Londres, resolveu oferecer uma alternativa inusitada: creme de bacalhau coberto por uma camada de massa de pimenta de baunilha frita, acompanhado de sorvete de batata no lugar das batatas fritas.

reprodução

Arroz e manga: Na Tailândia, durante o verão, a manga é a estrela, e praticamente todos os restaurantes locais e vendedores de rua oferecem um prato que combina a fruta com arroz. O mais exótico é o fato de que o prato é servido quente!

orangebrompton / Flickr / Divulgação

Tomate: Cuidado, ele só parece de morango! Para fazer sorvete de tomate, é preciso fazer uma geleia com o fruto e depois misturá-la à massa do sorvete. Quem ficou com água na boca?

divulgação

Caviar: A receita mistura creme de baunilha com ovas de peixe. O sabor é muito popular na França e no Japão. Alguns lugares tem até a opção de salmão defumado...

divulgação

Cobra: O que é um sorvetinho de alho ou de bacon perto de um de cobra, não é mesmo? No Japão, a receita foi inventada usando uma das cobras mais venenosas, a Mamushi.

wikimedia commons Alpsdake

Os japoneses acreditam que a serpente tem propriedades afrodisíacas, por isso é comum encontrar esse sorvete por lá. Quem experimentou, diz que o gosto é muito ruim. E aí, teria coragem?

reprodução

Veja Mais