Isso porque o Parque Nacional de Kafue, na Zâmbia, é a maior área de proteção do mundo. Algo que contribuiu para que, segundo o levantamento entre 2018 e 2022 da organização internacional Panthera, a população de leopardos triplicasse.
Com esse aumento, estima-se a presença de 4,4 indivíduos por 100 km2 de território, em comparação a 2,9 no censo anterior.
O leopardo foi extinto em 13 países onde costumava ser encontrado e pode desaparecer em mais sete. Apesar de sua imponência e força, estão ameaçados, seja devido à perda de habitat, ou então, a caça ilegal.
Esses felinos majestosos e extremamente ágeis foram dizimados de pelo menos dois terços de seu habitat histórico na África e impressionantes 84% ??de seu antigo alcance na Eurásia.
Diferente de outras espécies, o leopardo tem hábitos noturnos e costuma caçar mais de 100 animais diferentes, como impalas e antílopes. Ágil, utiliza-se de sua mordida para sufocar a presa e depois levá-la para árvores, as mantendo longe de leões e hienas.
O leopardo possui de 1,30 m a 1,67 m de comprimento e entre 60–70 cm de altura na cernelha. O mais pesado encontrado possuía 96,5 kg, enquanto as fêmeas são menores e têm cerca de dois terços do tamanho. Eles são menores que a onça pintada e mais ágeis.
A pelagem deste animal é amarela, coberta por pequenas manchas redondas de coloração preta. O leopardo possui uma longa cauda, que o ajuda a manter o equilíbrio ao subir em árvores ou ao fazer longas corridas em grandes velocidades (cerca de 60 km/h).
De acordo com a Panthera, o aumento no número de leopardos em Kafue vem de uma série de pesquisas. Entre eles, o monitoramento com armadilhas fotográficas, patrulhamento anti-caça furtiva e marcação de abutres-de-dorso-branco com GPS.
O Parque Nacional de Kafue está localizado dentro do Ecossistema do Grande Kafue, uma parte da Reserva de Conservação Transfronteiriça Kavango Zambezi. São 520 mil km2 e cinco países (Angola, Botsuana, Namíbia, Zâmbia e Zimbábue).
Os leopardos vivem somente na África e na Ásia, enquanto as onças-pintadas (Panthera onca) são observadas apenas nas Américas. O primeiro é coberto por manchas e rosetas mais sólidas, já as onças ostentam rosetas em blocos com manchas internas distintas.
O período fértil da fêmea dura cerca de 6 a 7 dias. Sua gestação dura aproximadamente 12 semanas (3 meses) e nascem em média de 2 a 4 filhotes.
O animal possui várias subespécies e as duas mais conhecidas são? Leopardo-africano e leopardo-indiano. Um estudo mais recente considerando análises mitocondriais, aponta a existência de 9 subespécies válidas.
Algumas estão criticamente ameaçadas, como o leopardo-de-amur e o leopardo-da-arábia. O leopardo-nebuloso (Neofelis nebulosa) e o leopardo-das-neves (Panthera uncia) são espécies que pertencem a gêneros diferentes, e não são verdadeiramente leopardos.
Um leopardo geralmente caça impalas e por vezes gnus, ruminantes presentes na savana. Às vezes, pode atacar bandos de babuínos quando estes invadem seu território em busca de alimento ou abrigo.
Este animal usa a sua imensa força e transporta a sua presa para cima de uma árvore. Um leopardo consegue carregar animais seis vezes mais pesados que ele mesmo.
Há casos em que leopardos nascem com pelagem escura, quase totalmente negra. Neles, ocorre o melanismo, que é uma alteração genética. Apesar de sua pelagem escura, ainda é possível visualizar suas manchas.
Uma teoria é a de que o melanismo ajuda na camuflagem desses animais em ambientes onde há abundância de sombras, como florestas fechadas. O animal se transformou em heróis dos quadrinhos e do cinema.
Como símbolo do safári africano, pertence ao grupo de animais selvagens chamado 'big five', correspondente aos 5 animais mais difíceis de serem caçados: leão, leopardo, elefante, búfalo e rinoceronte.
Os leopardos são animais solitários e com hábitos crepusculares/noturnos. Habitam grandes territórios, os quais são demarcados com urina, fezes, além da marcação com suas garras. Eles são capazes de emitir sons.
Os leopardos têm corpo flexível, orelhas pequenas e redondas, bigodes longos, pescoço longo, cauda longa e patas curtas. A cauda desse animal o ajuda a manter seu equilíbrio. Nas patas, observa-se a presença de garras afiadas e retráteis.
Os leopardos são também vistos como troféus, sendo frequentemente capturados por caçadores ilegais. Muitos caçadores alimentam o comércio ilegal de peles desses animais.
Os leopardos estão distribuídos pela África e Ásia e ocupam uma grande variedade de habitat. São observados, por exemplo, em regiões de savanas, florestas, bosques, habitat montanhosos e até desertos.
Vale destacar que seu tamanho varia geograficamente, sendo os leopardos de savana e floresta maiores que os das montanhas e desertos.