Embora não seja venenosa, essa espécie mata suas presas por estrangulamento. A píton-reticulada (Malayophthon reticulatus) pode chegar a 9 metros de comprimento e pesar até 270 quilos, o que faz da espécie a maior entre cobras no mundo.
Em novembro, um voo doméstico que seguia de Broome para Perth, na Austrália, enfrentou um atraso na manhã de quinta-feira (21/11) devido à presença de uma cobra a bordo.
O réptil foi identificado como uma píton Stimson, uma espécie não venenosa comum no norte da Austrália, principalmente durante os meses de verão.
Tudo começou quando um passageiro avistou a cobra e gritou, alertando os demais. O avião era da companhia Virgin Australia.
O susto causou uma breve interrupção no embarque e chegou a ser cogitada uma evacuação total da aeronave.
Andre Rerekura, apresentador do programa de TV local 'Shipwreck Hunters Australia', que estava a bordo, auxiliou na captura da cobra antes que o voo pudesse prosseguir.
“Era um pouco difícil de acreditar que era verdade ouvir que havia uma cobra no avião, então não acho que muitas pessoas acreditaram inicialmente”, comentou o apresentador.
O CEO do Aeroporto de Broome, Craig Shaw, elogiou a resposta rápida ao incidente e afirmou que a origem da cobra permanece desconhecida.
Algumas pessoas que acompanharam o caso associaram o incidente curioso com o filme 'Serpentes a Bordo', lançado em 2006, com Samuel L. Jackson.
Na trama, dezenas de cobras venenosas são libertadas em pleno voo na tentativa de matar uma testemunha que iria delatar um chefe da máfia.
Em 2022, uma situação envolvendo uma cobra por pouco não foi fatal para o astro Russell Crowe.
O ator quase tropeçou em uma serpente venenosa enquanto caminhava à noite do lado de fora de sua casa, na Austrália. Ele até compartilhou uma foto da cobra nas redes sociais.
A serpente em questão era uma Bandy Bandy, espécie venenosa típica da Austrália que tem hábitos noturnos e mede até 76 cm.
Essa não foi a primeira vez que o ator de 'Gladiador' deu de cara com uma cobra perigosa na Austrália. Em outra ocasião, ele encontrou uma cobra-negra-de-barriga-vermelha enquanto caminhava com uma amiga em sua fazenda.
'Ela estava empinando sua cabeça achatada, a uma fração de segundo de atacar. Foram os 12 passos inversos mais rápidos que já dei na minha vida. Em um minuto eu estava lá, no minuto seguinte não estava', contou o ator na época.
Durante o verão australiano, cobras buscam locais mais frescos, como ruas, jardins e até interiores de casas, aumentando a chance de encontros com humanos.
Conhecida por sua rica biodiversidade, a Austrália abriga inúmeras espécies de cobras diferentes. O assunto costuma despertar curiosidade de muita gente. Veja algumas das serpentes mais populares por lá!
Taipan-costeira: É uma das cobras mais temidas, conhecida por ser altamente venenosa e muito rápida. Seu veneno é extremamente potente e capaz de matar um ser humano, embora seja uma serpente 'tímida', que costuma evitar contato.
Cobra-marrom: É outra espécie australiana altamente venenosa. Frequentemente encontrada em áreas urbanas e rurais, é responsável por um grande número de acidentes devido à sua proximidade com humanos e seu comportamento defensivo.
Cobra da morte: Seu veneno é neurotóxico e pode causar paralisia respiratória. Possui uma aparência peculiar, com a cabeça longa e triangular, além de ter um corpo mais grosso do que outras serpentes.
Cobra-tigre: Seu veneno pode matar em até 24 horas, se não for tratado. Além disso, a cobra-tigre é conhecida por sua natureza bem agressiva.
Píton-carpete: Nem todas as cobras australianas são venenosas, e a píton-carpete é uma das mais populares desse tipo. É conhecida por seus padrões de escama, que lembram um tapete persa.
Na Austrália, há também as cobras marinhas, como a cobra-do-mar-pelágio que vive no oceano e possui um veneno poderoso. Apenas uma mordida dela libera toxina suficiente para matar 100 pessoas!