O design da moeda é inspirado em dois símbolos marcantes da carreira do ex-Beatle: o 'Magic Piano', um piano psicodélico associado ao músico, e no icônico baixo Hofner Violin.
Disponível em edições limitadas com acabamentos em metais preciosos, a moeda reflete os elementos marcantes da carreira de McCartney.
A The Royal Mint presenteou Paul McCartney com uma versão especial do item, inspirada no uso de moedas como palhetas de guitarra no início de sua carreira.
Em comunicado, o músico britânico expressou sua surpresa e honra com a homenagem: “Não é nada que eu esperaria que acontecesse quando eu era criança'.
O objeto foi produzido em ouro sustentável, recuperado de lixo eletrônico, antes da etapa europeia da turnê mundial “Got Back”.
O cantor de 82 anos concluiu recentemente a etapa de sua turnê pela América do Sul. Ao todo, ele se apresentou em oito países, incluindo o Brasil.
Foram dois shows no Allianz Parque, em São Paulo (SP), e um no Estádio da Ressacada, em Florianópolis.
Antes de iniciar a turnê pelo Brasil, McCartney fez um show surpresa em Brasília para cerca de 200 pessoas. Foi no Clube do Choro, tradicional associação de música da capital federal.
De acordo com a Folha de S. Paulo, os celulares dos espectadores foram lacrados antes do início do evento para assegurar a exclusividade e evitar filmagens ou outros registros por parte do público.
McCartney já fez shows surpresa em outros paÃses. Em 2018, por exemplo, o ex-Beatle cantou de última hora no Grande Central Station, em Nova York, para divulgação do álbum â??Egypt Stationâ?.
Nascido em Liverpool, na Inglaterra, Paul McCartney, é compositor, cantor e multi-instrumentista com mais de 60 anos de carreira.
Ele ficou famoso por integrar a banda The Beatles ao lado de John Lennon, George Harrison e Ringo Star. Do quarteto de Liverpool, apenas Paul e Ringo (84 anos) estão vivos.
Aos 15 anos, Paul conheceu Lennon e entrou na banda Quarry Men, antecessora dos Beatles, a convite do novo amigo.
Entre 1963 e 1966 ocorreu o fenômeno da “beatlemania”, com fãs alucinadas seguindo os passos da banda liderada por Lennon e McCartney.
Os Beatles foram um dos maiores fenômenos da história da música pop e provocaram forte influência no rock and roll, na linguagem e no comportamento na segunda metade do século XX.
Em 1966, quando o grupo resolveu não fazer mais apresentações ao vivo, McCartney aproveitou para lançar seu primeiro trabalho solo.
Paul foi o primeiro dos Beatles a ser condecorado com o título de Sir pela Rainha Elizabeth II.
No fim dos anos 60, circulou uma das mais famosas lendas da cultura pop: a de que Paul McCartney teria morrido e sido substituído secretamente nos Beatles por um sósia chamado Billy Shears.
Em 1970, com o fim oficial dos Beatles após o álbum “Let It Be”, o músico lançou seu disco solo “Paul McCartney”. Em seguida, montou com a mulher Linda Eastman a banda Wings.
Entre 1971 e 1978, período de sua duração, a Wings de Paul e Linda lançou oito álbuns. Já entre 1979 e 2007, o ex-Beatle gravou mais 22 álbuns.
Em 1998, Paul perdeu a mulher Linda McCartney, vítima de um câncer. Com ela, o músico britânico teve três filhos.
Paul casou-se em 2002 com a ex-modelo Heather Mills, com quem teve uma filha: Beatrice McCartney. O casal se separou três anos mais tarde.
Em 2011, o astro da música casou-se com a milionária americana Nancy Shevell. O casal está junto até hoje.
Nos dias 20 e 21 de abril de 1990, Paul McCartney fez seus dois primeiros shows no Brasil. O Maracanã foi o palco da passagem da turnê “The Paul McCartney World Tour 1989-1990”, feita para divulgar o álbum “Flowers in the Dirt”.
Além dos dotes musicais, uma outra faceta distintiva de McCartney é seu ativismo em relação aos direitos dos animais e à alimentação vegetariana.