Um caso emblemático que serve de exemplo de alerta aconteceu nos Estados Unidos em 5 de fevereiro de 2023. Uma onda gigante virou um iate de ponta-cabeça. Na época, o FLIPAR mostrou.
É que a embarcação estava navegando durante o mau tempo e a situação foi se agravando, até se formar uma tempestade. A Guarda Costeira enviou socorro e estava se aproximando do barco, para resgatar um tripulante, quando ocorreu o pior.
O vídeo foi gravado por uma pessoa a bordo de um helicóptero. É possível ver nos primeiros segundos do vídeo que alguém está nadando rapidamente, tentando chegar ao iate.
Na ponta da embarcação está o tripulante, à espera do socorro. No entanto, rapidamente, a água ao redor fica mais violenta e uma onda surge, acertando em cheio o iate.
A pessoa que estava indo ajudar no resgate percebeu que a onda chegaria e parou de nadar antes de acontecer o impacto.
A embarcação virou em questão de segundos, causando apreensão em que estava acompanhando a cena pela filmagem. Não é mais possível enxergar com clareza a pessoa que estava no iate..
A força da onda foi tão grande e avassaladora que, aparentemente, o iate 'rolou' duas vezes após o impacto com a água.
Depois do susto, o nadador ainda conseguiu resgatar o homem. Ele recebeu os atendimentos médicos necessários. Os dois ficaram bem.
No Brasil, passeios de barco são comuns em diversas cidades costeiras de várias regiões. Uma delas é Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Estado do RJ, onde, por sinal, também há diversas excursões em Cabo Frio.
O Sul do Estado do RJ também tem mar aberto com diversas opções muito concorridas de passeio. Entre elas, na famosa cidade de Angra dos Reis.
Em Florianópolis, Santa Catarina, o belo litoral traz muitas alternativas. Uma das mais badaladas é em Jurerê. Há excursõestambém na Lagoa da Conceição, Baía dos Golfinhos e Ilha do Campeche, entre outros locais.
Porto de Galinhas, em Pernambuco, é uma das atrações para quem curte o litoral do Nordeste. Tem passeio até de jangada. As excursões vão até a Praia dos Carneiros e Ilha de Santo Aleixo com lanchas.
Em Fernando de Noronha, há lugares esplendorosos e os passeios de barco são muito usados para observação de animais como golfinhos e tartarugas, além de permitir acesso à Baía do Sancho e Baía dos Porcos.
Em Alagoas, Maragogi é um dos destaques, com passeios até as Galés (piscinas naturais em alto mar). Os horários das saídas dependem justamente da maré.