Flipar

Casais criados na ficção ficaram tão marcantes que se eternizaram no imaginário popular


Alguns casais só existem na ficção, mas são tão cativantes que se tornaram eternizados na cultura popular, na literatura e na dramaturgia. Eles fazem parte do imaginário popular. Veja alguns exemplos marcantes.

Por Flipar
Imagem de Claudia por Pixabay

Romeu e Julieta - Certamente o casal mais famoso da ficção. A peça de sucesso de William Shakespeare, escrita entre 1591 e 1595, até hoje tem versões e adaptações para teatro e cinema. Entre elas, uma estrelada por Leonardo DiCaprio e Claire Danes em 1996.

Divulgação

Tristão e Isolda - A lenda medieval sobre o romance trágico entre um cavaleiro da Cornualha e uma princesa irlandesa ganhou uma ópera espetacular composta pelo alemão Richard Wagner. A estreia foi em Munique, em 1865.

Herbert James Draper wikimedia commons

Elizabeth Bennet e Mr Darcy - 'Orgulho e Preconceito', de Jane Austen (1813) - A escritora britânica mostra as hipocrisias da sociedade aristocrática da Inglaterra no início do século 19 na cidade fictícia de Hertfordshire. Darcy, rico arrogante, e Elizabeth, uma mulher à frente de seu tempo, acabam sendo atraídos um pelo outro.

Divulgação

John Thornton e Margaret Hale - 'Norte e Sul', de Elizabeth Gaskell (1855) - A heroína da história, Margaret Hale, é filha de um ministro religioso que se muda para a cidade fictícia de Milton (inspirada em Manchester). Ela acaba sentindo atração por John Thornton, dono de uma fábrica têxtil local.

Divulgação

Anne Elliot e Mr. Wentworth - 'Persuasão', de Jane Austen (1816) - Na trama, Anne Elliot, filha de um baronete de Kellynch Hall, apaixona-se por Frederick Wentworth, homem de muitas qualidades, mas rejeitado pela família dela por causa da falta de posses.

Divulgação

Helen Graham e Gilbert Markham - 'A Inquilina de Wildfell Hall', de Anne Brontë (1848) - Vivendo numa sociedade conservadora, mulher que sofreu com um casamento ruim se apaixona por um jovem charmoso, que tem má reputação.

Divulgação

Bibiana Terra e Capitão Rodrigo Cambará - 'O Tempo e O Vento', de Érico Veríssimo - O romance entre a neta de Ana Terra e o aventureiro que chega ao povoado encontra resistências na saga que é uma obra fundamental do Rio Grande do Sul. Em 1985, uma minissérie estrelada por Tarcísio Meira e Louise Cardoso levou essa história ao público na TV Globo.

Divulgação Jorge Baumann/TV Globo

Aragorn e Arwen - 'O Senhor dos Anéis', 'O Conto de Aragorn e Arwen'. A saga criada por J.R.R. Tolkien entre 1937 e 1949 é recheada de elementos fantásticos. E o romance entre o herdeiro que vira Rei e a elfa é um dos pontos preferidos do público. Por amor, ela abre mão da imortalidade para se casar com ele. No filme, são vividos por Viggo Mortensen e Liv Tyler.

Divulgação

Baltasar e Blimunda - 'Memorial do Convento', de José Saramago (1987) - Baltasar tem a alcunha de Sete-Sóis, porque apenas consegue ver à luz, enquanto que Blimunda é chamada de Sete-Luas, porque consegue ver no escuro. Ele chega a Lisboa como pedinte e cohece Blimunda, filha de uma mulher degredada por ser cristã-nova. Partilham sonhos e projetos.

Divulgação

Winston e Júlia - '1984', de George Orwell (1949) - Mostra o romance de Winston - que odiava o sistema, mas evitava desafiá-lo - e Júlia, funcionária do Departamento de Ficção, com quem se encontrava às escondidas num mundo dominado por vigilância ferrenha.

Divulgação

Capitu e Bentinho - 'Dom Casmurro', de Machado de Assis (1899) - Bento Santiago narra a história em primeira pessoa de forma envolvente, falando de sua trajetória e dos ciúmes que tem de Capitu. O relacionamento é o ponto central da trama e deixa no ar uma dúvida eterna, até hoje discutida: Capitu traiu Bentinho?

Divulgação

Emma Morley e Dexter Mayhew - 'Um dia', de David Nicholls (2010) - Fenômeno editorial do Reino Unido. Mostra que os destinos dos dois estão sempre entrelaçados, apesar dos ideais opostos e de grandes diferenças de pensamentos. O livro virou filme adaptado pelo próprio autor.

Divulgação

Riobaldo e Diadorim - 'Grande Sertão: Veredas', de Guimarães Rosa (1956) - Com linguagem regionalista e coloquial, o romance modernista narra as aventuras do ex-jagunço Riobaldo e de sua amada Diadorim em Goiás e nos sertões de Minas Gerais e da Bahia. Em 1985, uma minissérie estrelada por Tony Ramos e Bruna Lombardi levou esse romance para a TV.

Divulgação

Percy Jackson e Annabeth - Na saga de Percy Jackson, há vários momentos em que os dois demonstram seu carinho, até que, finalmente, se declaram namorados em 'Os Olimpianos'. As aventuras juvenis abriram espaço para a venda de diversos tipos de produtos. Na foto, um cartaz dos dois anunciado no popular site Shopee.

Divulgação

Simon e Daphne - 'O Duque e Eu', de Julia Quinn (2000) - O livro foi o primeiro de uma sequência que inspirou a série de TV 'Os Bridgertons', em 2020. A história parte do plano da família de atrai pretendentes para a jovem Daphne, mantendo o duque Simon à distância. Mas o amor fala mais alto.

Divulgação

Manoela e Giuseppe Garibaldi -' A Casa das sete mulheres', de Letícia Wierzchowski (2002) - A história se passa no Rio Grande do Sul durante a Revolução Farroupilha. O italiano conhece a brasileira, filha de militar, e eles vivem uma intensa história de amor.

Divulgação

Florentino e Fermina - ' O amor nos tempos do cólera' , de Gabriel Garcia Márquez (1985) - Romance do gênero realismo fantástico, passado no século 19. Mostra um casal que levou mais de 50 anos para conseguir se unir. Em 2007, Javier Bardem e Giovanna Mezzogiorno estrelaram um filme sobre a obra.

Divulgação

Harry Potter e Gina Weasley - Para os mais jovens, a saga de Harry Potter trouxe, além de muita magia, dois romances que se concretizaram no decorrer da sequência de livros/filmes. Um deles é o romance do próprio Harry com Gina Weasley. O público torce e eles, de fato, se casam no fim da história.

Divulgação

Hermione Granger e Ron Weasley - O outro romance que agitou os fãs da saga de Harry Potter é o de Hermione e Ron. Várias vezes, a relação dos dois passou por rusgas, mas todos percebiam que havia algo além de amizade. Até que o primeiro beijo causou euforia dos seguidores em 'Relíquias da Morte'.

Divulgação

Veja Mais