A descoberta foi feita a partir de grãos de zircão com cerca de 4 bilhões de anos, encontrados na Austrália.
Esses grãos indicam que, naquela época, havia tanto oceanos quanto crosta exposta, o que permitiu o ciclo hidrológico e a presença de água doce essencial à vida.
Os cientistas analisaram a composição isotópica de oxigênio nos cristais de zircão, revelando evidências de chuvas continentais e crosta continental, elementos fundamentais para o surgimento da vida na Terra.
A descoberta pode ajudar os cientistas a ajustar o cronograma do surgimento da vida. Enquanto as primeiras evidências de vida datam de 3,5 bilhões de anos atrás com estromatólitos na Austrália, o novo estudo sugere que as condições para a vida existiam 500 milhões de anos antes.
Cerca de 70% da Terra são compostos por água. Mas só 3% são de rios e lagos, ou seja, água doce. Problemas ambientais, como seca, desmatamento e aquecimento global, preocupam. Saiba quais são os países com mais água doce!
10º) República Democrática do Congo: O Rio Congo é o segundo maior da Ãfrica e abastece o paÃs, que possui um volume anual de 1.283 km³ de recursos hÃdricos (o maior volume de água doce no continente).
9º) Índia: O país tem 1.908 km³ de água doce por ano, mas, infelizmente, ela não é bem distribuída e tratada. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o número de mortes por ingestão de água vem crescendo. O Ganges (foto) é o rio mais conhecido.
8º) Peru: O Peru tem volume anual de 1.913 km³ de água doce, mas também tem dificuldades de distribuição para a população. Berço do Rio Amazonas, o país tem rios e lagoas importantes, como o Rio Marañón e Lago Parón (foto).
7º) Estados Unidos: Com muitos rios e lagos, até por conta de um território muito extenso, os EUA têm 2.071 km³ de água doce por ano. Os rios Mississipi, Missouri, Columbia e Colorado são os mais conhecidos.
6º) Colômbia: A Colômbia possui 2.132 km³ de água doce por ano. O Rio Amazonas passa pelo país, assim como o Rio Negro. Outros dos famosos de lá são os rios Orinoco e Magdalena.
5º) China: A China abre o Top 5, com 2.830 km³ de água por ano. Porém, muitos recursos são impróprios por contaminação com metais pesados e outros poluentes. O Rio Yangtzé (foto) é bem conhecido, tendo 6.300 km.
A distribuição da água na China ainda é muito desigual. O norte do país, densamente povoado e altamente industrializado, sofre com escassez de água e crises sazonais, enquanto o sul tem um volume maior.
4º) Indonésia: Com um extenso território composto por mais de 17.000 ilhas, a Indonésia possui 2.838 km³ de água doce e própria para o consumo por ano.
As ilhas de Sumatra, Bornéu e Papua têm grandes rios e uma vegetação densa que ajuda a preservar o ciclo hidrológico. Rios como o Mahakam (foto) e o Kapuas são cruciais para o abastecimento e para o transporte regional.
3º) Canadá: Com 2.902 km³ de água doce por ano, o Canadá é o terceiro com mais recursos hídricos do mundo. O país é conhecido por seus inúmeros lagos e rios, que cobrem uma grande parte do território.
A gestão cuidadosa dos recursos hídricos é uma prioridade no Canadá, que conta com regulamentos rigorosos para preservar a qualidade da água e um sistema eficaz de governança intermunicipal e internacional, especialmente nas fronteiras com os EUA.
2º) Rússia: Maior país do mundo em extensão territorial, a Rússia tem volume de 4.507 km³ de água doce por ano. O país possui uma vasta rede de rios e lagos, incluindo o Volga (foto), o maior rio da Europa.
Um exemplo do poderio hídrico da Rússia é o Lago Baikal que, sozinho, abriga aproximadamente 20% da água doce líquida do planeta.
1º) Brasil: Com cerca de 8.233 km³ de água própria para o consumo por ano, o Brasil detém o título de país com a maior reserva de água doce do planeta!
Ao todo, o Brasil concentra cerca de 12% da água doce superficial do mundo. Algumas fontes são pontos turísticos, como Cataratas do Iguaçu (foto), rio São Francisco e os rios Negro e Solimões. Apesar disso, muitos locais ainda convivem com escassez de água constante.