Flipar

19/11 marcou histórico discurso após Batalha de Gettysburg: Conheça o conflito que mudou o rumo da Guerra Civil Americana


Entre os dias 1 e 3 de julho de 1863 a histórica Batalha de Gettysburg foi a mais importante e sangrenta da Guerra da Secessão, nos EUA.

Por Flipar
Domínio Público/Wikimédia Commons

O conflito, que opôs os exércitos Confederado (sul) e da União (norte), ocorreu nas imediações da cidade de Gettysburg, no estado da Pensilvânia,

Doug Ker/Wikimédia Commons

A Guerra da Secessão, também conhecida como Guerra Civil Americana, teve como pano de fundo a divergência entre os estados do norte e do sul a respeito da abolição da escravidão.

Domínio público/Wikimédia Commons

Os estados do sul, de economia agrária e escravagista, formaram os Estados Confederados da América após se separarem da União.

domínio público

Em 1860, a eleição do republicano Abraham Lincoln gerou insatisfação nos estados sulistas e motivou a insurgência.

Domínio Público/Wikimedia Commons

Chefiado pelo general Robert Lee, o exército confederado tentava avançar para o norte dos Estados Unidos e chegar à capital Washington. Foi nesse contexto que a Batalha de Gettysburg irrompeu.

Domínio público/Wikimédia Commons

O exército nortista da União tinha a liderança do general George Meade e agiu para conter as pretensões inimigas de forçarem o presidente Abraham Lincoln a capitular.

Hal JespersenWikimédia Commons

A Batalha de Gettysburg teve 170 mil soldados e provocou mais de 50 mil baixas, com derrota dos confederados. A União possuía estrutura bélica superior, graças à industrialização do norte dos Estados Unidos à época.

Domínio Público/Wikimédia Commons

No terceiro dia de confrontos, o general Robert Lee mobilizou 12 mil homens para uma investida decisiva. O ataque foi batizado de “Carga de Pickett”, em alusão ao nome do general que a liderou, George Pickett

Domínio Público/Wikimédia Commons

A artilharia superior das forças do norte desmantelou a ofensiva e, no dia seguinte, as tropas do general Lee retrocederam para o sul.

Hal Jespersen/Wikimédia Commons

A Batalha de Gettysburg é considerada por historiadores o momento de virada na Guerra da Secessão. O revés abalou as tropas do general Lee, que vinham obtendo seguidas vitórias militares.

Reprodução da Cornell University Library

No mesmo período, a União tomou o controle da cidade de Vicksburg, no Mississipi, no oeste. As duas vitórias simultâneas fizeram o cenário da guerra civil se modificar.

Domínio Público/Wikimedia Commons

Em 19 de novembro de 1863, quatro meses após a batalha, Abraham Lincoln proferiu o “Discurso de Gettysburg”, considerado o mais famoso pronunciamento do 16º presidente dos Estados Unidos.

Domínio Público/Wikimédia Commons

O discurso, que está gravado na parede ao lado da estátua do líder histórico no Memorial de Lincoln, na capital Washington D.C., teve lugar no Cemitério Nacional de Gettysburg.

MonicaVolpin pixabay

'Um governo do povo, pelo povo e para o povo, consagrado ao princípio de que todos os homens nascem iguais». «que esta Nação com a graça de Deus venha gerar uma nova Liberdade, e que o governo do povo, pelo povo e para o povo jamais desaparecerá da face da terra»., diz no discurso.

Imagem de Pete Linforth por Pixabay

A Guerra da Secessão duraria mais dois anos, com as tropas do norte, sob a liderança do general Ulisses Grant, colecionando seguidas vitórias.

Domínio público

No dia 9 de abril de 1865, ocorreu a rendição final do exército comandado por Robert Lee, encerrando o conflito civil.

Robert Swanson/Wikimédia Commons

Gettysburg, que deu nome à importante batalha, é um distrito localizado no condado de Adams, na Pensilvânia.

Flickr XIAO LIU

Com menos de 8 mil habitantes, a cidade sedia o Gettysburg College, tradicional instituição liberal de ensino, fundada em 1832.

Pixabay

O Cemitério Nacional de Gettsyburg é outro ponto de visitação por ser o local onde estão enterrados cerca de 50 mil heróis das batalhas.

Robert Swanson/Wikimédia Commons

Veja Mais