Flipar

Raro jacaré com pele branca e olhos azuis passa por cirurgia após engolir dezenas de moedas


Os jacarés mais raros do mundo são os leucísticos, com pele branca e olhos azuis. Eles não têm a cor verde ou preta típica dos outros, mas podem ter manchas. Essa incomum variação genética se chama leucismo e faz com que a produção de melanina seja deficiente, o que se traduz na pele translúcida.

Por Flipar
Flickr BlueRidgeKitties

Diferentemente de jacarés albinos, que têm olhos vermelhos ou rosados, os leucísticos têm olhos claros, geralmente azuis, podendo ser acinzentados. Sua pele sensível à luz solar e exposição prolongada pode causar queimaduras.

Flickr Judith Epstein

Recentemente, a equipe de veterinários de um zoológico, nos Estados Unidos, precisou fazer uma cirurgia de emergência para remover dezenas de moedas do estômago de um jacaré desse tipo.

Divulgação Zoológico e Aquário Henry Doorly

O caso aconteceu no zoológico de Omaha, no estado do Nebraska, na região central dos Estados Unidos. O Zoológico Henry Doorly é um dos mais renomados e visitados dos Estados Unidos. Ele é famoso por suas inovações em exibições e conservação de espécies.

GFDL/Wikimedia Commons

Durante um exame de rotina, os funcionários detectaram a presença dos objetos de metal no corpanzil do jacaré de 36 anos.

Divulgação Zoológico e Aquário Henry Doorly

Batizado pelo estabelecimento de Thibodaux, o enorme réptil branco foi sedado para a passagem dos instrumentos cirúrgicos por sua boca.

Flickr Quinn Dombrowski

No procedimento, a equipe recorreu a uma câmera e retirou com sucesso cerca de 70 moedas das entranhas do jacaré.

Divulgação Zoológico e Aquário Henry Doorly

Em comunicado à imprensa, Christina Ploog, veterinária do zoológico, explicou que a câmera foi essencial para localizar as moedas com precisão.

Reprodução/Instagram

A suspeita da direção do zoológico de Omaha é que as moedas tenham sido atiradas por visitantes no reduto reservado a Thibodaux.

- Flickr Eugene Ward

A ocorrência serviu para o local reforçar um alerta: “Os turistas não devem jogar moedas em nenhum corpo d’água do zoológico”, ressaltou o estabelecimento em comunicado.

Divulgação

O Zoológico e Aquário de Omaha tem sob sua responsabilidade dez jacarés americanos. Eles estão entre os animais que atraem a curiosidade de visitantes nas excursões educativas programadas pe instituição.

Flickr dkl1

Jjacarés leucísticos machos como Thibodaux chegam a 3,4 metros na idade adulta. A sua expectativa de vida, em ambiente protegido, é a mesma de um jacaré comum, chegando à faixa de 65 a 80 anos.

Flickr BlueRidgeKitties

Mas, quando está na natureza, o leucístico geralmente vive menos, pois sua pele branca o torna mais vulnerável aos predadores. E a exposição ao sol provoca problemas no animal.

Instagram @gatorland_orlando

Esses jacarés só existem nos EUA e, além do zoo em Omaha, eles estão abrigados principalmente no Aubudon, em Nova Orleans; e em três parques da Flória (Wild Florida; Parque da Vida Selvagem de St Augustine; e Gatorland).

Jacaré Branco - Instagram @gatorland_orlando

Em dezembro de 2023, o Parque de Répteis de Gatorland, em Orlando, na Flórida, registrou o nascimento de um jacaré branco fêmea leucístico. Ele tornou-se o terceiro jacaré desse tipo no parque.

Instagram @gatorland_orlando

Jamais havia ocorrido o registro (acompanhamento) do nascimento de um jacaré leucístico no mundo. E o caso teve repercussão internacional.

Instagram @gatorland_orlando

Veja Mais