Em outubro, a Toyota destinou meio bilhão de dólares para o projeto, que resultou no voo teste próximo a áreas famosas do Japão, como o Monte Fuji. “Nosso primeiro voo é um marco significativo em nossa jornada para tornar as viagens aéreas mais limpas uma realidade”, declarou JoeBen Bevirt, fundador e CEO da Joby Aviation.
A produção de carros voadores é tema em diversas cidades mundo afora. Nova York, por exemplo, planeja lançar esse tipo de táxi aéreo em 2025. Alguns testes foram realizados em novembro de 2023 para verificação dos modelos.
'Carro voador' é um nome popular para o eVTOLs (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical).
Com propulsão elétrica, essas aeronaves de pequeno porte prometem voos silenciosos.
Diferentemente de helicópteros, que são abastecidos com querosene, os eVTOLs têm a vantagem de serem menos poluentes.
Os voos experimentais de Nova York, em novembro de 2023, partiram de um heliponto no centro de Manhattan e chamaram atenção de quem passava.
A sessão de testes foi promovida pela Joby Aviation nos ares de Nova York com um modelo fabricado pela empresa.
'Um voo em Manhattan para o Aeroporto Internacional JFK pode levar apenas sete minutos', declarou Joeben Bevirt, fundador da Joby Aviation.
O mesmo percurso pode demandar até uma hora de carro em momentos de pico de trânsito.
A Joby Aviation, mesma empresa que tem parceria com a Toyota no Japão, tem a meta de começar operações comerciais com 'carros voadores' em 2025.
Para isso, a empresa já tem um acordo com a companhia Delta Airlines para oferecer serviços de táxi aéreo em Nova York com eVTOLS.
Capaz de chegar à velocidade de 320 km/h e com autonomia de 160 quilômetros, o veículo apresentado pela Joby Avation tem capacidade para quatro passageiros e um piloto.
A empresa Volocopter também fez testes para experimentar o seu modelo de 'carro voador' em Nova York.
A aeronave da Volocopter é mais 'modesta' em relação à apresentada pela Joby Aviation.
Com capacidade para apenas um passageiro e o piloto, atinge a velocidade de 110 km/h e tem autonomia de 35 quilômetros.
Na ocasião, o prefeito de Nova York, Eric Adams, acompanhou os testes das duas empresas.
'Esta é uma visão nova e ousada sobre o que queremos alcançar como cidade. Sabemos como é importante reduzir também o ruído e, como acabei de aprender, até onde o ruído pode viajar', declarou Adams.
Outras cidades pelo mundo já promoveram testes com eVTOLs, casos de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e Fukushima, no Japão.
A brasileira Embraer, terceira maior fabricante de jatos do mundo, também planejar entrar no mercado de 'carros voadores'.
Por meio da subsidiária Eve, a empresa de aviação desenvolve modelo para iniciar operação comercial em 2026.
A projeção da Embraer é chegar a 12 milhões de passageiros nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro até 2035.