A artesã de 67 anos faz crochê desde os 10 anos e levou sete meses para preparar as peças e colar no veículo. Maria Lúcia disse que teve essa ideia durante uma fase de depressão e a atividade a ajudou emocionalmente.
O Fusca de Lucinha é de 1981, originalmente na cor verde, e ganhou o apelido carinhoso de Fuxico depois da customização, que incluiu até detalhes em lanternas e retrovisores. Ele teve destaque da Mega Artesanal , a maior feira de artesanato da América Latina, em São Paulo.
O Fusca é um carro tão popular que tem data comemorativa: 20 de janeiro. Esse dia marca o início da produção no Brasil, em 1959. A celebracao foi proposta pela Associação Brasileira dos Proprietários de Fusca (Abrafusca), em 1989, marcando os 30 anos do modelo no país.
Na data, são realizados diversos eventos em todo o país, como carreatas, exposições e encontros de colecionadores. É uma oportunidade para os fãs do Fusca se reunirem e celebrarem o amor pelo carro.
O Fusca foi o carro mais vendido do Brasil por 23 anos consecutivos, entre 1959 e 1982, e se tornou um verdadeiro ícone da cultura brasileira.
Inclusive, em 2023, 65 anos depois de sua fabricação, o Fusca foi o carro clássico mais vendido do país, de acordo com um levantamento da OLX, plataforma de compra e venda online de veículos.
O nome Fusca é uma tradução do alemão 'Käfer', que significa 'besouro' e remete ao formato do icônico carro.
Embora tenha sido projetado antes, o Fusca só começou a ser produzido na Alemanha em 1938, mas sua produção foi interrompida durante a Segunda Guerra Mundial.
No Brasil, o Fusca começou a ser importado em 1950. Em 1959, a Volkswagen do Brasil iniciou a produção modelo no país, em uma fábrica da Volkswagen localizada em São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo.
O Fusca foi um carro importante para o Brasil por diversos motivos. Ele ajudou a democratizar o acesso ao automóvel, e contribuiu para o desenvolvimento da indústria automobilística brasileira.
Inclusive, o Fusca chegou a ser o carro mais vendido do mundo por 27 anos consecutivos, entre 1968 e 1995.
No Brasil, o Fusca deixou de ser produzido duas vezes. Em 1986, a Volkswagen alegou que o modelo estava obsoleto e que não atendia mais às exigências do mercado.
Na época, o Fusca ainda era o segundo carro mais vendido do Brasil, atrás aldo Chevrolet Monza.Em 1993, o então presidente da República, Itamar Franco, sugeriu à Volkswagen que retomasse a produção. A empresa atendeu e o Fusca voltou a ser fabricado no Brasil em 1994
Mas, a segunda fase da produção do Fusca no Brasil foi curta. Em 1996, a Volkswagen do Brasil decidiu novamente encerrar a produção do modelo, alegando que as vendas não estavam atingindo as expectativas.
No resto do mundo, a produção do Fusca foi encerrada em 2003, no México. A última unidade do Fusca produzida no Brasil foi um modelo da série especial 'Série Ouro', que foi lançada em 1996.
Outro dado curioso trazido pelo levantamento da OLX indica que as versões de Fusca mais buscados e mais anunciados são de modelos fabricados há pelo menos quatro décadas.
A OLX também observou as cores mais buscadas para o Volkswagen Fusca em 2023. A cor mais popular é o branco, seguido por azul, verde, vermelho e amarelo.
Além disso, a plataforma analisou em quais estados o VW Fusca teve mais compradores, foi mais procurado e mais anunciado. São Paulo, o estado mais populoso do Brasil, lidera em todos esses quesitos, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Como uma forma de homenagear o clássico carro da marca, a Volkswagen lançou o ‘New Beetle’, que foi produzido entre 1997 e 2019.
O modelo foi um sucesso de vendas nos Estados Unidos, Europa e América Latina e vendeu mais de 2,5 milhões de unidades em todo o mundo.
Em 2005, foi lançada uma nova versão chamada “Herbie, Meu Fusca Turbinado”, que contou com os atores Lindsay Lohan e Michael Keaton no elenco.