Flipar

Dia do Florista: profissional que da cor a vida


O dia 2 de setembro é dedicado a uma profissão que torna nossas vidas mais coloridas e emocionantes, o Dia do Florista.

Por Flipar
Javier Rubilar wikimedia commons

Esses profissionais, também conhecidos como designers ou artistas florais, são os responsáveis por transformar simples flores em verdadeiras obras de arte, usadas para marcar momentos especiais, decorar ambientes e expressar sentimentos.

Imagem de Pixabay

As flores trazem mensagem de paz e afeto. E atraem pela beleza e pelo perfume. Em todo o mundo, já foram catalogadas quase 370 mil espécies de plantas que dão flores. Mas todo cuidado é necessário para preservá-las.

Gerhard por Pixabay

Um estudo publicado na revista NewScientist, em 2019, revelou que quase 600 espécies de flores foram extintas entre 1753 a 2018, principalmente no Havaí, Brasil, Austrália e Madagascar. Veja algumas espécies que são raras, exóticas e típicas de diferentes partes do planeta.

commons.wikimedia

Flor-Monstro - É uma das maiores flores do mundo. Nativa das ilhas de Sumatra e Bornéu, na Indonésia. Pode ter 106 cm de diâmetro e pesar até 11 kg.

Steve Cornish commons wikimedia

Flor-Dos-Macaquinhos-Pendurados - Tem caules eretos que podem atingir meio metro de altura. Nasce no centro e no sul de Portugal. O apelido se deve ao formato que lembra pequenos micos pendurados.

Luis nunes alberto commons wikimedia

Flor-Cadáver - Tem um gigantesco espádice (uma espécie de espiga) que é a maior inflorescência (parte da planta onde ficam flores) do mundo. Nativa da Indonésia. O apelido se deve ao mau cheiro que a planta exala.

pixabay

Orquídea Garça - Tem um formato que lembra a ave branca. Originária de planícies úmidas no Japão, Coreia e China, em altitudes acima de 500m. Está ameaçada de extinção porque muitos terrenos foram tomados por plantação de arroz ou pela urbanização.

Alpsdake commons wikimedia

Hydnora Africana - As flores são grandes, com um ovário inferior, cheiram mal e são polinizadas por moscas e besouros. Existe na África (incluindo Madagascar), Ásia e América Central.

Seth -commons wikimedia

Gengibre Magnífico - Planta tropical, típica das florestas do sul da Tailândia. As hastes ao longo do rizoma (caule que cresce horizontalmente) podem alcançar até 2 metros.

commons wikimedia

Orquídea Fantasma - Originária do sudoeste da Flórida, Bahamas e Cuba, onde crescem em áreas bastante úmidas e abafadas. As flores são grandes e têm cheiro de maçã.

commons wikimedia

Orquídea Sapatinho - O apelido se deve ao formato do labelo (pétala superior, que parece estar embaixo por causa da torção do eixo). Brotam em regiões tropicais e temperadas de todos os continentes, exceto na África e na Austrália.

pixabay

Flor de Açafrão - Originária da Ásia Central. Usada desde a antiguidade como especiaria na culinária do Mediterrâneo. Essencial para a paella espanhola. Quando seca, a flor desprende um pigmento amarelo e um óleo volátil usado como corante de tecidos.

purple, white, striped, pickwick, crocus, flower

Dicente- Cultivada há séculos na China, Coreia e Japão. O seu encanto é parecer com um coração. Gosta de umidade no solo e no ar.

Pxfuel free download

Lírio Sapo - Originária do Japão, floresce quando a maioria das outras plantas com flores termina de florescer. Gosta de sombra e umidade. Lembra uma estrela-do-mar, com pintinhas.

piqsels

Cardo Roxo - Floresce na Europa, Ásia Ocidental e Norte de África. Durante o primeiro ano permanece sob a forma de roseta de folhas basilares, só desenvolvendo o caule e florescendo no segundo ano.

dominio publico

Crista de Galo- Originária da África, brota em regiões tropicais do planeta, mas também é tolerante ao frio. Tem textura aveludada.

pixabay

Cosmos Chocolate - Espécie mexicana, floresce em solo arenoso e calcário. Nos jardins, geralmente é plantada em canteiros mistos, com arbustos.

commons wikimedia

Cacto Orquídea - Planta originária do México, ganhou esse apelido porque brota nos troncos de árvores. Mas, apesar de se chamar cacto, não gosta de regiões áridas. Floresce na sombra e na umidade.

wikimedia commons

Camélia Middlemist Vermelha - Vermelha exuberante, é originária da China e foi levada à Grã-Bretanha em 1804. É considerada uma das mais raras do mundo.

pixabay

Rosa Juliet - Essa é a flor mais cara do mundo. Foi desenvolvida em 2006 pelo criador de rosas David Austin. �, portanto, uma flor que exigiu pesquisa em laboratório, ao custo de R$ 21 milhões. Feita a partir da combinação de flores naturais, tem muitas pétalas, na cor pêssego.

Geolina163 commons wikimedia

Árvore Franklin - Planta originária dos EUA. Necessita de sol em regiões frias e de sombra parcial em locais quentes. Sua casca é cinza e estriada. Sua folhagem varia de verde médio a verde escuro e fica vermelha, amarela e roxa no outono, em plena floração

commons wikimedia

Flor de Morcego Preto - Brota na China, Malásia, Tailândia e na Oceania. Floresce na primavera e verão e suas inflorescências parecem pequenos morcegos, com longos 'bigodes'.

Stefano Flickr

Campion de Gibraltar - Espécie endêmica de Gibraltar, na Península Ibérica. Brota em penhascos. Era considerada extinta, mas em 1994 foi encontrada por um alpinista e propagada em bancos de sementes em Gibraltar e Londres.

Bart Van Thienen commons wikimedia

Koki'o - Uma das mais raras e sob risco de extinção. Típica da ilha de Moloka'i , no Havaí (EUA). Chegou a ser dada como extinta, mas uma planta foi encontrada e reproduzida.

David Eickhoff wikimedia commons

Trombeta dos Anjos - Ameaça de extinção, tem esse apelido por causa do formato que parece uma trombeta e pela delicadeza das pétalas. Originária do sudeste do Brasil, em área costeira. As suas folhas e flores são usadas em medicina fitoterápica para o intestino e a pele.

Fanghong wikimedia commons

Protea - Uma das flores mais belas e antigas do mundo. Proveniente da África do Sul, seu nome deriva de Proteus, divindade grega com poder da metamorfose. A flor Protea tem capacidade de se transformar e se adaptar a ambientes inóspitos.

pixabay

Veja Mais