As girafas (Giraffa camelopardalis) são os animais mais altos do mundo, com o macho podendo chegar a 5,3m e até 1,5 tonelada. As fêmeas, por sua vez, chegam a 4,3m, podendo pesar até 830kg.
Apesar de, eventualmente, dormirem deitadas, as girafas costumam dormir de pé. E elas não precisam de muito tempo de sono! A soneca da beleza pode durar entre 5 e 30 minutos.
O pescoço das girafas é bastante longo e pesado: chega a 270 kg e pode medir até 2,4m. A revista Mammalian Biology descobriu que os pescoços das fêmeas adultas são proporcionalmente mais longos que os dos machos - estes possuem os pescoços mais largos, também proporcionalmente.
As girafas são animais herbívoros e se alimentam principalmente de folhas de acácia, que constituem cerca de 70% de sua dieta. Elas também podem comer folhas de outras árvores, frutas e flores.
Existem quatro espécies de girafas e todas vivem na África: a girafa do sul (giraffa giraffa), girafa do norte (Giraffa camelopardalis); girafa Masai (Giraffa tippelskirchi) e girafa reticulada (Giraffa reticulata).
A língua da girafa é... azul! Ela tem essa cor por conta da concentração de melanina, pigmento que protege dos raios ultravioletas do sol. Além disso, podem chegar a 45 cm.
Essa é curiosa: os machos precisam analisar o xixi de uma girafa fêmea para descobrir se elas são receptivos à criação de filhotes. E, como não é fácil lamber uma poça estando a 4,3m de altura, o macho necessita da boa vontade da fêmea.
A opinião de especialistas quanto à longevidade das girafas diverge, mas é esperado que, na selva, vivam no máximo 30 anos. Em cativeiro, a idade pode chegar a 40.
Para bombear tanto sangue que precisa passar por esse corpanzil, não poderia ser diferente: o coração da girafa é enorme, podendo pesar até 11 kg.
As girafas são sociáveis e vivem em grupos, podendo chegar a 20 animais, sempre com um macho dominante. Há também os que vivem sozinhos.
As girafas possuem chifres na cabeça. São protuberâncias ósseas que servem para proteger a cabeça contra lesões. Os machos podem até desenvolver um segundo par.
A gestação de uma girafa dura em torno de 13 a 15 meses, ou seja; mais de um ano. Os filhotes, aliás, já nascem altos, com 1,5m em média, mas com uma queda de 2 m.
As fêmeas costumam ter apenas uma gestação ao longo da vida. Seus filhotes permanecem junto até quase dois anos de idade.
Quem pega? Uma girafa, ao caminhar, alcança 16km/h. E, apesar de todo seu tamanho, chega a incríveis 60 km/h enquanto corre. Isso, é claro, graças às suas gigantescas pernas
Se passa apenas dez minutos dormindo ao dia, as girafas têm tempo de sobra para outras atividades. Mas elas preferem uma em especial: comer, já que passam entre 16 e 20 horas por dia se alimentando.
A girafa até bebe água, mas, por incrível que pareça, não o faz todos os dias. Afinal, este ato representa uma ameaça a ela própria, já que precisa se posicionar de maneira vulnerável para alcançar rios e poças e, assim, pode ser mais facilmente atacada.
As girafas têm uma visão excelente e podem enxergar a uma distância de até 2 km. Isso ajuda a detectar predadores em potencial e localizar alimentos.
Infelizmente, a União Internacional para a Conservação da Natureza coloca as girafas como vulneráveis à extinção na classificação da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas.
A entidade reconhece quatro ameaças principais para tal: perda de habitat, conflitos civis, caça ilegal, e mudanças climáticas. Ainda segundo a IUCN, a população mundial de girafas caiu 40% entre 1985 e 2015; desceu de 155 mil para pouco mais de 97 mil 30 anos depois.